14º ENCONTRO do Projeto ConsCiência,

2ª feira, 14/06

Professora Massumi

orientações gerais para atividade no caderno de HIstória:

  • Não é preciso imprimir.

  • Em seu caderno de História coloque DATA e SEU NOME NO CABEÇALHO

    • Leia aqui no site e, no caderno, escreva APENAS as respostas.

  • Envie as fotos da Atividade do PROJETO CONSCIÊNCIA 13 até o dia 21/06.

  • Mas, qualquer dúvida, por favor, me escreva: professora.massumi.ea@gmail.com

  • Beijos Prô Massumi

FLUXOS - DESLOCAMENTOS

SEMANA14JUN.mp4

Nós estudamos que os bandeirantes entraram pelo Rio Tietê em direção a Mato Grosso em busca do ouro e, como conseqüência, foram fundando cidades ao longo do rio. Esse deslocamento rumo ao interior do pais gerou um fluxo migratório.

Até o século XVI, a ocupação do território brasileiro estava localizada ao longo do litoral de nossa imensa Costa Atlântica.





Observem no mapa como a plantação de cana-de-açúcar acontece no litoral e consequentemente a população fica concentrada próximo ao Oceano Atlântico, onde havia mais possibilidades de trabalho.

Podemos considerar que, quando acontece uma mobilidade espacial, quando muita gente se move de um lugar para outro dentro do Brasil, está em busca de melhores condições de vida, de melhores oportunidades de trabalho e sustento.

Os bandeirantes foram responsáveis pela expansão territorial do Brasil, que iniciou-se em meados do século XVI e prolongou-se até o século XVIII.

Esse processo de deslocamento, esse fluxo migratório, sempre esteve presente em nosso pais, por sua grande extensão territorial, que foi sendo ocupado por uma população que se instalou principalmente no campo.

Pessoas ocuparam as terras férteis que foram encontrando, confrontando indígenas que ali estavam. É em meio a esse movimento que se inicia o massacre e extermínio dessas populações. Aqueles que restavam, foram escravizados, e seus conhecimentos incorporados, somados aos trazidos por portugueses, auxiliando no manejo dessas terras e usufruto das muitas possibilidades de sobrevivência oferecidas pelos ricos ecossistemas encontrados, como já foi mostrado.

Uma população com características mestiças foi se formando e criando um modo de viver, uma cultura mesclada, em valores e características distintas da cultura européia, cujos representantes continuavam detendo o poder nas cidades. O Brasil, até meados do século XX, era um pais majoritariamente rural, ou seja, a maioria das pessoas moravam e se sustentavam a partir do que produziam em suas terras.








Esse mapa histórico, mostra a população do Brasil em 1940.

Observe as flechas verdes que indicam para onde essas populações rurais se deslocaram.

Preste atenção na quantidade de informação na legenda.

As figuras vestidas de verde e enxada, representam a quantidade de pessoas que viviam no campo. As figuras vestidas de branco representam as pessoas que viviam na cidade. O número que aparece dentro do corpo deve ser multiplicado por mil, assim você consegue saber quantas pessoas moram na região.

Notem que o número é proporcional ao desenho da figura! Ou seja, se é maior, significa um maior número de pessoas representadas.

MARCAS CULTURAIS ESTÃO EM MUITAS MANIFESTAÇÕES ATUAIS,

E TÊM ORIGEM NA CULTURA RURAL

festa do bumba meu boi

É a história um casal de negros trabalhadores de uma fazenda. Mãe Catirina está grávida e quer comer língua de boi. Seu marido Pai Francisco então mata o boi do fazendeiro para satisfazer sua mulher. Depois de muitas confusões eles pedem a um curandeiro, um pajé, ressuscitar o boi e a festa é o milagre da ressurreição. Um pajé, o grande detentor do conhecimento de indígenas, resolvendo as intrigas desse folguedo.

Esse personagem representa o pajé, em uma apresentação no Festival de Parintins

FesTA DO CARIMBÓ

Músicos tocando curimbó

A palavra "carimbó" é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”.

O nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos, feito com um tronco escavado de forma manual, de forma a ficar oco. O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.

Carro de boi - um dos mais primitivos e simples meios de transporte utilizados no campo, como transporte de carga e de pessoas.

Berrante - é um instrumento para ajudar a conduzir boiadas principalmente em momentos em que não dá para ter contato visual do conjunto todo.

moda de viola caipira

A palavra caipira é uma derivação de da palavra tupi caapora que significa “morador do mato”, homem ligado ao campo que possui uma identidade e cultura própria.

Nas cidades o termo caipira vem acompanhado por um sentido pejorativo, ligado à timidez, falta de refinamento e desinformação. Mas isso revela um enorme preconceito. O caipira formou sua cultura em uma mistura indígena e européia. Traz a religiosidade dos portugueses mesclada com a familiaridade com o mato, a arte das ervas, o ritmo do bater dos pés dos indígenas. A moda de viola retrata a vida do homem no campo, a lida na roça, o contato com a natureza, a melancolia e a solidão do caboclo.

Poeira.mp4

Ouçam essa música executada lindamente por Ivan Vilela na viola caipira e cantada por Suzana Salles e Lenine Santos. Preste atenção na letra, que descreve uma paisagem e uma cena caipira de um modo muito poético. Prestem atenção como o som do carro de boi é imitado logo na introdução da música!

VAmos enriquecer nossa cultura oceÂNICA ?

Quando falamos da travessia do Oceano Atlântico que Amyr Klink estamos falando da grande massa de água do planeta Terra que é o Oceano, que em cada lugar do mundo recebe nomes diferentes: Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico.

Assista o vídeo ao lado, clicando no link, e perceba porque é importante entendermos que todos os nomes de Oceanos estão interligados, são um só!

Você sabia que o oceano ocupa 71% da superfície terrestre?

Você sabia que a saúde do Oceano, mesmo que bem distantes de onde moramos, reflete na nossa vida? Além de fornecerem alimento, lazer e energia, o Oceano é muito importantes para a estabilidade climática.

Uma parte da chuva que cai em terra, no continente, originou-se da evaporação do oceano. À medida que a água evapora do oceano, ela se transforma em vapor de água que é incorporado à atmosfera, e cai em forma de chuva! O Oceano produz 55% do oxigênio que respiramos.

Ou seja, a cada 4 respirações que fazemos, 2 são contribuições do Oceano! Não é incrível?

O Oceano é o lar de muitas vidas diversas, muitas ainda desconhecidas. Vejam o que os cientistas descobriram em 2016: o mais velho vertebrado do mundo, o tubarão-da-groenlândia, com mais de 400 anos! O maior desses gigantes media 18m de comprimento e pesava 900 kg. Não é impressionante?

Esses tubarões vivem em grandes profundidades no Ártico, um lugar geladíssimo, fazendo com que o contato humano seja restrito. Essa fato protegeu esses gigantes, permitindo que sejam os mais antigos vertebrados vivos!

tubarão.mp4

Assista o vídeo que mostra como esse vertebrado, o mais antigo do mundo, nada muito lentamente, e observe a camada de gelo na superfície desse mar gelado!

O cinegrafista e a equipe usaram roupas especiais para conseguirem fazer essa filmagem subaquática!

Agora vamos responder a algumas questões:

1- Olhe mais uma vez o mapa das populações e responda:

a) No estado de Goiás, quantas pessoas moravam no campo e quantas pessoas moravam na cidade na época em que esse mapa foi feito? Lembre-se de multiplicar por mil (x1000) o número que aparece no corpo das figuras !

b) Cite ao menos 2 dos estados que fazem limite com o Estado de São Paulo.

2- A Groenlândia fica em que Hemisfério? Pesquise em algum mapa-mundi!

3- Leia novamente e escreva o tamanho e a idade do tubarão-da-groenlândia que os cientistas acharam!