49o ENCONTRO DA REGIONAL SUDESTE DO FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
FORPROEX SUDESTE
CARTA DO RIO DE JANEIRO, RJ
Reunidas(os) no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de setembro de 2017, durante o 49o. Encontro da Regional Sudeste do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex Sudeste), as(os) pró-reitoras(es) discutiram formas de resistência e contraposição frente os discursos e práticas de acelerado desmonte alicerçadas no cerceamento econômico introjetado nas IES públicas.
Com o tema “Resistência e diversidade – a função social da universidade”, o Encontro colocou em pauta temas prementes para o cenário atual vivenciado pela sociedade brasileira, incluídas as IES públicas, tais como a cultura como elemento de transformação social; a relação com os movimentos sociais e as cidades populares; os processos de interiorização dos campi; o empreendedorismo social e protagonismo estudantil; e a conjuntura política, econômica e social.
A partir da interação com múltiplas vozes de movimentos sociais e estudantis, o Fórum refletiu sobre a atuação das IES públicas em uma sociedade seletiva e excludente, bem como sobre a necessária conexão da educação pública superior com as dinâmicas, causas e lutas das camadas populares, estimulando a autonomia do aparato crítico-apreciativo dos sujeitos.
Dentre as possibilidades de (re)conexão com as necessidades sociais, a cultura apresenta-se como forma de articulação, mobilização e resistência. Para tanto, o Forproex Sudeste sugere a criação de redes intersetoriais, balizadas em diálogos mais intensos com a população, de modo a estruturar outros modelos de funcionamento e fomento que valorizem processos formativos de cidadania cultural de médios e longos prazos, rompendo com a centralidade mercadológica e temporária de fruição estética.
Na reflexão sobre os processos de interiorização experimentados pelas IES públicas e sua relação com a extensão, o Forproex Sudeste reconhece a necessidade de se intensificar a atuação por meio das ações extensionistas nos territórios, a fim de consolidar os processos e práticas da extensão universitária por meio de laços sociais e sensos de identificação mais intensos.
No bojo dos processos contemporâneos, acena-se para uma disputa de sentidos sobre o presente e futuro das sociedades, em que as IES públicas estimulem e auxiliem no fortalecimento com as lutas dos trabalhadores, grupos minoritários e camadas populares, a fim contribuir para o reequilíbrio dos jogos de poder das esferas sociais, estabelecendo o exercício pleno da democracia, com inclusão e valorização das diversidades na construção de conhecimentos, e a reafirmação dos direitos sociais.
Diante das assimetrias e violências sistêmicas que caracterizam o país e a região Sudeste, o Forproex Sudeste propõe o enfrentamento dos pensamentos dominantes que procuram mercantilizar a educação e as relações entre os sujeitos. Ao reafirmar e defender a autonomia e legitimidade das IES públicas, o Fórum incentiva que os sujeitos assumam seus papéis de atores políticos, exercendo uma construção coletiva e um protagonismo propositivo, de modo a:
Por fim, o Forproex Sudeste repudia a estratégia de introdução da crise financeira nas IES públicas como política de desestabilização e desmonte da educação superior pública brasileira, reafirmando a necessidade de aumento das verbas públicas para financiamento da educação pública em todos os níveis e modalidades. Assim como, denuncia a erradicação de polos de contraposição e resistência aos poderes governamentais centrais, alertando para os retrocessos por eles praticados, tais como no Estado do Rio de Janeiro.
Forproex Sudeste, Rio de Janeiro/RJ, 29 de setembro de 2017.
Uma grande roda de samba está marcada para o palco do Teatro Odylo Costa, filho, no dia 28 de setembro, às 19h. O compositor Tiãozinho da Mocidade é o convidado do programa de rádio Universidade de Bambas, que acontece ao vivo, no campus Maracanã da Uerj.
O evento faz parte de uma parceria entre Rádio Nacional, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Rede Carioca de Rodas de Samba. A intenção é divulgar o gênero musical, com vertentes e história, tão presentes na cultura nacional.
Nessa edição, participam do debate sobre o tema Partido Alto o pesquisador da UFF, Leandro Silveira, o professor da Uerj, Luiz Ricardo Leitão, o sambista Rogério Família e a jornalista Luciana Vale.
O Teatro Odylo Costa, filho fica na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã. A entrada é franca!!!!
O Hotel IBIS BUDGET Botafogo está oferecendo um preço especial para os participantes do 49º Forproex Sudeste, marcado para os dias 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro.
O valor promocional da diária fica em R$135,00, mais 5% de taxas. No caso, o café da manhã é opcional, sendo cobrado à parte, num total de R$16,00.
Os interessados devem entrar em contato através do email H9600-RE@accor.com, informando o código "Forproex Sudeste" para identificação das reservas.
O IBIS BUDGET Botafogo fica localizado na Praça Joia Valansi, 24, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. O telefone é (21) 2156-6999.