Desenho universal de aprendizagem (dua) para confecção de maquetes geográficas das formas de relevo
Responsável: Profª Drª Rossemy da Silva Nascimento (UFSC)
A oficina visa apresentar uma proposta metodológica para confecção de maquete geográfica das formas de relevo com referência no Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Cuja ementa tratará dos fundamentos teóricos da educação geográfica para o conhecimento da cartografia escolar; linguagem cartográfica visual, tátil e o código Braille nos recursos didáticos; metodologia para confecção de maquetes geográficas das formas de relevo no Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Quanto a metodologia da oficina será apresentado uma proposta de confecção de maquete geográfica das formas de relevo no DUA, cujo materiais utilizados estão disponíveis no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE).
Dias de oferecimento: 30/05 e 31/05
Horário: 14h às 17h30
Local: Laboratório de Ensino de Cartografia e de Análise de Imagens Analógicas (LABCART) e no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE) no térreo a direita do Bloco "E", CFH/UFSC
Número de Vagas: 20
Ver a paisagem: relações sócio-ecológicas e a bicicleta!
Responsável: Prof. Dr. Orlando Ednei Ferretti (UFSC)
Observar a paisagem e as relações sócio-ecológicas e discutir a mobilidade urbana de parte da cidade a partir do uso da bicicleta. Analisando a paisagem da cidade a partir de um percurso realizado com bicicleta. 15 vagas (é necessário ter bicicleta para fazer a oficina!)
Dias de oferecimento: 30/05
Horário: 13h30 às 17h30
Local de encontro: Via Expressa Sul no Pomar dos Ciclistas
Número de Vagas: 15
O hegelo-marxismo de Milton Santos
Responsável: Prof. Dr. Marcos Aurélio da Silva (UFSC)
Discutir, a partir de algumas referências bibliográficas do geógrafo Milton Santos e outras correlatas ao tema, as raízes hegelianas das formulações filosóficas que estiveram na base das propostas teórico-metodológicas de orientação marxista (ou hegelo-marxistas) lançadas por este grande geógrafo brasileiro nos anos 70 do século passado e hoje ainda de maior validade se o que desejamos é uma filosofia da geografia realmente preocupada com o futuro da humanidade.
Dias de oferecimento: 30/05
Horário: 14h às 17h30
Local: CFH - Mini-auditório do Bloco B (terceiro andar)
Número de Vagas: 35
Mobilidade e transporte público: possibilidades de enfoque para o caso da Região Metropolitana de Florianópolis/SC
Responsável: Prof. Dr. Rodrigo Giraldi Cocco (UFSC)
Com uma formação socioespacial que mescla as marcas deixadas pela colonização açoriana, assim como rugosidades e estruturas urbanas herdadas da entronização de equipamentos diversos ligados à administração estatal de diferentes escalas, a Região Metropolitana de Florianópolis foi acumulando condições para dinâmicas metropolitanas de mobilidade, sem que os serviços de transporte público e as infraestruturas fossem preparadas para tal. O resultado desse contexto para a população da Grande Florianópolis se reflete nos altos tempos de deslocamento cotidiano para o trabalho, para os estudos e para atividades de reprodução social. Em face a essas premissas, o objetivo do presente minicurso é apresentar os principais conceitos, possibilidades de análise e de enfoque para o problema dos transportes públicos e da mobilidade na região, subsidiando a pesquisa e a crítica do problema.
Dias de oferecimento: 30/05 e 31/05
Horário: 14h às 17h30
Local: CFH - Auditório do Anexo do Bloco E (Anexo)
Número de Vagas: 36
Criação de modelos topográficos em 3D para apresentação em Realidade Aumentada (WEB AR)
Responsável: Prof. Dr. João Henrique Quoos (IFSC)
Oficina para criação de aplicações de modelos em 3D em Realidade Aumentada. Na primeira parte serão gerados modelos topográficos no QGIS, que posteriormente são processados no software MeshLab e 3D Builder (Microsoft Windows) e publicados em HTML e Javascript como modelos de Realidade Aumentada. Toda a atividade exigirá o uso de computadores com os Softwares: QGIS, MeshLab e 3D Builder.
Dias de oferecimento: 30/05
Horário: 14h às 17h
Local: Laboratório de Processamento de Dados e Informações Georreferenciadas do DGL - Segundo andar do Bloco F
Número de Vagas: 20
Biogeografia aplicada às Áreas Protegidas
Responsável: Yan Ewald Zechner
A oficina propõe apresentar e discutir diferentes propostas de pesquisa e atuação em áreas protegidas a partir de perspectivas e métodos biogeográficos. Serão abordadas questões relacionadas a estudos com comunidades tradicionais, pesquisas com ecologia da paisagem e fitogeografia, geoprocessamento e estudo da paisagem e dos ecossistemas. A discussão se dará no formato de Seminário, com agrupamento dos temas e questionamentos em blocos.
Dias de oferecimento: 31/05
Horário: 14h30 às 17h30
Local: Auditório do BLOCO F
Número de Vagas: 30