Palestrantes

Doutorado em co-tutela entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Católica de Leuven (KU Leuven) na área de estruturas aeroespaciais. Mestre em estruturas aeroespaciais pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Bacharel em Engenharia Mecânica com ênfase em aeronáutica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Trabalhou como engenheiro de desenvolvimento de produto da Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (EMBRAER) na área de desempenho de aeronaves por 3 anos e outros 2 anos com estruturas aeronáuticas. Foi professor substituto do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (EESC-USP) da disciplina Projeto de Elementos Estruturais de Aeronaves II (SEA 0205). Atuou como professor do curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Atuou também como professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus São Carlos (IFSP) na área de manutenção de aeronaves. Atualmente é professor de estruturas aeronáuticas do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Possui experiência na grande área da Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Estruturas, Materiais Compósitos, Método dos Elementos Finitos, Fadiga e Estruturas tolerantes a dano, também possui experiência profissional na área de desempenho de aeronaves.

Possui doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (2020), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014) e bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atualmente é Professora adjunta na Universidade de Brasília, Faculdade do Gama. Atuou como professora EBTT no Instituto Federal de Goiás na grande área de Engenharia Mecânica, com foco em Projetos Mecânicos e Mecânica dos Sólidos. Foi engenheira de desenvolvimento de produto na Embraer na área de aeroelasticidade. Tem experiência na área de vibrações e projetos mecânicos, análise aeroelástica no domínio do tempo e da frequência, controle aeroelástico ativo e passivo e viscoelasticidade.

Leonardo Sanches

Doutor em Engenharia Mecânica e Automação pelo ISAE - Institut Supérieur de l'Aéronautique et de l'Espace (2011), Toulouse, França. Possui mestrado em Engenharia Mecânica (Erasmus Mundus Master of Mechanical Enginnering) pela UPC-ETSEIB (Escola Tècnica Superior d'Enginyeria Industrial de Barcelona, Espanha) e pelo INSA-Lyon (Institut National des Sciences Appliquées de Lyon) (2007). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em dinâmica e mecânica dos sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica não-linear, dinâmica de máquinas rotativas, fenômeno de ressonância solo em helicópteros, validação experimental.

Atualmente tem interesse nas áreas de: modelagem de sistemas mecânicos, dinâmica não linear, dinâmica de máquinas rotativas, controle passivo de vibrações, mecânica de vôo de aeronaves flexíveis, aerelasticidade não linear, dinâmica de helicópteros, análise experimental de sistemas dinâmicos, e vem desenvolvendo pesquisas envolvendo os seguintes temas: dinâmica de sistemas não-lineares, dinâmica da máquinas rotativas, fenômeno ressonância solo em helicópteros, controle de vibração ativo e passivo de sistemas dinâmicos lineares e não-lineares, comportamento dinâmico de aeronaves não-tripuladas.

Projetos em andamento: caracterização e controle do comportamento dinâmico não-linear de helicópteros em solo, caracterização e controle dinâmico de um veículo aéreo-não tripulado, caracterização do comportamento dinâmico de máquinas rotativas com falhas.

O professor Leonardo Sanches atua como pesquisador no Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace (ISAE-SUPAERO) - Toulouse, França .


Concluiu o seu doutoramento em Engenharia Mecânica em 2006, o Mestrado (1998) e a Licenciatura (1994) na mesma especialidade; fez toda a sua carreira acadêmica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Bragança desde 2000 até à data. Foi, durante seis anos, Diretor de Curso do Mestrado em Engenharia Industrial e Presidente da Comissão Científica do mesmo curso no Instituto Politécnico de Bragança. Atualmente, é Coordenador do Departamento de Tecnologia Mecânica, membro da comissão de curso e da comissão científica do Mestrado em Engenharia Industrial do Instituto Politécnico de Bragança. Orientou 50 alunos de mestrado, 9 assistentes de pesquisa na área de Engenharia Industrial (ramo de Mecânica) e orienta um aluno de doutoramento na Universidade do Minho. É membro integrado do Centro de Investigação de Montanha (CIMO). Publicou mais de de 160 publicações, entre artigos em revistas internacionais, livros, capítulos de livros e congressos internacionais. Participa e/ou participou como pesquisador em 9 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento."


Possui graduação,mestrado e doutorado (2001) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em cooperação com a RWTH-Aachen - Alemanha (2001). Desde janeiro de 2004 atua como professor do ITA, locado no Centro de Competência em Manufatura - CCM. Desde 2017 é Diretor da Fraunhofer Project Center FPC@ITA, relação de cooperação entre Sociedade Fraunhofer com o Centro de Competência em Manufatura do ITA. Desde 2018 trabalha em projetos com o Fórum Econômico Mundial (WEF) relacionados com a quarta revolução industrial. Já foi consultor UNESCO para o mesmo tema e do Banco Mundial para educação tecnológica do futuro. Desde Janeiro de 2019 é Diretor Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP - IPT. Orienta pesquisas na pós-graduação (doutorado e mestrado) e na graduação, sendo pesquisador bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Tem experiência industrial e acadêmica na área de Engenharia Mecânica e Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho de processos de fabricação, análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais, auxílio à tomada de decisões industriais, sustentabilidade em processos de fabricação e gestão da inovação. Prestou suporte tecnológico e organizacional para mais de 80 empresas.