Presenças Convidadas

Josué Bila

É jornalista moçambicano e defensor dos direitos humanos. Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (Brasil). Participou do Intercâmbio Internacional em Direitos Humanos, do Programa Sul Global da Conectas Direitos Humanos, financiado pela Open Society Initiative for Southern Africa (2006- 2007), com estudos em direitos humanos e jornalismo no Brasil e em Moçambique. Autor do livro Direitos Humanos em África - Questões moçambicanas e autor de uma coletânea de textos jornalísticas e de intervenção social. Atua em pautas de imprensa sobre direitos humanos, Estado de Direito, políticas públicas e inclusão social. Em consequência dos estudos em antropologia social, reflete sobre privilégios e violência estrutural, Estado de Direito e direitos humanos em Moçambique. 

 

 

Eliane Potiguara

Primeira mulher indígena a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ, também foi reconhecida como Cavaleiro da Ordem ao Mérito Cultural pelo governo brasileiro. Indicada ao Projeto Internacional "Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz" em 2005, ela é escritora, poeta e professora, formada em Letras e Educação. Fundadora do GRUMIN, a primeira organização de mulheres indígenas, é embaixadora da Paz e trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU. Seu livro mais conhecido é "METADE CARA, METADE MÁSCARA". Ganhou prêmios do PEN CLUB e do Fundo Livre de Expressão. Acesse o site oficial da escritora para conhecer mais sobre seus livros e histórico de vida. Este ano, ela publica seu 8º livro. 

 

 

David Rodrigues

Professor de Educação Especial, possui doutorado pela Universidade de Lisboa. Lecionou em universidades na Bélgica, Brasil, China e Portugal, encerrando sua carreira como Professor Catedrático em 2015. Trabalhou em projetos internacionais para UNESCO, UNICEF e Humanité & Inclusion, abordando Direitos Humanos e Inclusão Social e Educativa. É conferencista convidado em diversos países e autor de 32 livros e vários artigos. Fundador da ONG Pró-Inclusão e ex-presidente (2008-2020), é diretor da revista "Educação Inclusiva". Recebeu o Prêmio de Excelência de Liderança Internacional em 2017, a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos em 2020 e foi condecorado como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública em 2023. Desde 2015, é membro do Conselho Nacional de Educação.

 

 

Aida Monteiro

Professora Titular aposentada da UFPE, atuou em cursos de especialização, mestrado e doutorado nas áreas de formação do professor, didática e Educação em Direitos Humanos. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação. Coordenou o Núcleo de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania-UFPE e a Rede Brasileira de Educação e Direitos Humanos. Líder de pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos no CNPQ. Coautora do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e das Diretrizes Nacionais para EDH. Coordena a Coleção de Educação em Direitos Humanos da Editora Cortez/São Paulo.

 

 

Andrio Robert

Morador de Mandirituba - PR, graduado em Produção Cênica (UFPR), mestre e doutor em Educação (UFPR) com pesquisas sobre masculinidades. É editor de conteúdo no Instituto Papo de Homem e criador do projeto “Corpo, Gênero e Masculinidades” que discute este tripé temático e suas intersecções nas redes sociais

 

 

Manoel Negraes

Bacharel em Sociologia e Política e pós-graduado em Sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Também tem formação em Antropologia Cultural pela PUC-PR e em Tradução Audiovisual Acessível – Audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará. Atua há mais de 15 anos na área dos direitos humanos de pessoas com deficiência, com experiência no poder público e no terceiro setor. Tem baixa visão e atualmente é palestrante e audiodescritor consultor pela Vias Abertas – Comunicação, Cultura e Inclusão e por empresas parceiras. É autor do livro Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos, lançado em 2021.

 

 

Juliana Partyka

Atriz, dramaturga. Doutoranda em Artes Cênicas pela UDESC, professora de Arte no Instituto Paranaense de Cegos - IPC, especialista em educação especial e inclusiva, cofundadora da Casa - Consultoria em Arte e Soluções em Acessibilidade, audiodescritora e autora do livro “Teatro e Acessibilidade”

 

 

Alexsandro Stenico

É um cineasta formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Com mais de 8 anos de experiência na produção de conteúdo audiovisual, dirigiu o documentário "O Armário Não É o Nosso Lugar", selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020. Recebeu homenagem da Câmara Municipal de Piracicaba pela luta contra a LGBTfobia. Atualmente, realiza exibições presenciais do filme e palestras sobre diversidade.

 

 

Paulo Ricardo Ross

É Professor Titular do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar/DEPLAE da Universidade Federal do Paraná, palestrante e pesquisador em educação inclusiva, Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Possui graduação em Pedagogia (1986), mestrado em Educação Permanente e Recursos Humanos pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999).

 

 

André Bakker

É Gestor de pesquisa e projetos do Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos. Mestre em Filosofia pela UFPR. Especialista em Educação e Gestão Pública com ênfase em Direitos Humanos.

 

 

Alexandra Rodríguez

Directora de Programa en Jauría Trans, un programa virtual de activismo virtual en la Ciudad de México.   Es también consultora e investigadora independiente en Sexualidad y Género. Consultora creativa en  colaboración unitaria para crear conciencia sobre la diversidad sexual e identidad de género. También se dedica a dar talleres, organizar conferencias y  movilizaciones internacionalmente, incluyendo Europa, Asia y África.

 

 

Francisco Gaspar Neto

Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).  Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) . Professor de Artes Cênicas e do Mestrado em Artes da Universidade Estadual do Paraná/Faculdade de Artes do Paraná. 

 

 

Danilo Ventania Silveira

Natural de Araçoiaba da Serra/SP. Artista da cena, pesquisador em dança, professor de yoga, arte-educador, trilheiro e caçador de cachoeiras. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela USP, é Graduado em Dança pela UNESPAR. Atua como docente do curso de  Licenciatura em Dança da UNESPAR e coordenador no NERA UNESPAR.


 

 

Sandra Salete 

Docente associada da Unespar no Campus de União da Vitória. Atualmente coordena o curso de Direito do Campus. Professora permanente do PROFEI e membro do CEDH/NESPI lidera o EPEDIN - Espaço de Estudo e Pesquisa em educação, direito e inclusão. Membro do GEPPRAX.

 

 

Andreia Nakamura Bondezan

Professora Associada do curso de Pedagogia da Unespar/Campo Mourão, onde coordena o Núcleo Educação Especial Inclusiva - NESPI. Professora do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras-Unioeste e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva-Unespar. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura.


 

 

Sirlene Souza

Psicóloga clínica e palestrante sobre as temáticas de raça, gênero e classe. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Desenvolvimento na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialista em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo Ceconte. Formação em Terapia de Ativação Comportamental pelo IBAC. 

 

 

Camila Kaingang

Estudante indígena do curso de geografia pela UNESPAR-Paranavaí

Fotografa e comunicadora do coletivo Nen Ga


 

 

Alex Eleotério

Doutor em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp-Marília (2019), com estágio doutoral na Howard University (Washington-DC) (2017).  Atuando principalmente nos seguintes temas: Racismo, Território, Sociabilidade, Identidade, Justiça Social, Populações negras, Políticas de Ação Afirmativa.


 

 

Fernanda Lopes

Mestre e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), área de concentração epidemiologia. Atualmente é diretora de Programa do Fundo Baobá para Equidade Racial. É proprietária da Niketche: Transformando Realidades que realiza consultorias especializadas em saúde e direitos humanos, desenvolvimento e equidade racial e de gênero.

 

 

Mateus Coelho

Doutorando no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), com estágio na University of Massachusetts Amherst e na Universidad de Chile, mestre em Filosofia pela UFSC (2018), especialista em Direitos Humanos (2018), licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Paraná (2014). 


 

 

Lucas Alexandre

Graduando do curso de licenciatura em História, na Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura – GEPEDIC, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), e Representante Discente do CEDH Local e atuante nos movimentos negro e LGBTQIA+ na cidade de Campo Mourão.

 

 

Roseneide Maria Batista Cirino

É graduada em Pedagogia, mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e doutora em Educação na linha: Ensino e Aprendizagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da UNESPAR. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas (GPEPI). 


 

 

Márcio José Pereira

Professor de História na UNESPAR/Campo Mourão com aulas e orientações na graduação e pós, possui projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Direitos Humanos, Ensino de História e História Pública, coordenador local CEDH e membro de grupos de pesquisa sobre Direitos Humanos no Brasil e América Latina.

 

 

Maria Simone Jacomini Novak

Doutora e mestre em Educação. Graduada em História e Pedagogia. Professora do curso de Pedagogia da Unespar/ Campus de Paranavaí, do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Membro da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) Estadual.


 

Milene Duenha

Artista da dança, performer e professora. Doutora em Teatro pela UDESC. Docente nos cursos de Dança da UNESPAR, coordena o NERG – Curitiba - Campus II e o projeto CPP_Implicações. Integra o AND_Lab, Portugal – Brasil e o coletivo Mapas e Hipertextos. Pesquisa a indissociabilidade entre ética e estética e uma ideia de dança microscopicopolítica.

 

Gabriela Grigolom

É atriz, poeta, slammer e diretora de teatro surdo, oficineira. Formada como Promotora Legal pela UFPR é ativista dos direitos das mulheres surdas. Gabriela é uma mulher negra surda, mãe solo e estudante de Arte Cênica pela UNESPAR. Possui publicação de textos acadêmicos em parceria com outros autores refletindo sobre o slam, arte surda e resistência surda. Participou de diversos campeonatos de slam, saraus e programas de artes. Já produziu diversos trabalhos com a Fluindo Libras, em especial sendo diretora do espetáculo “Surdo, Logo Existo” sendo a primeira diretora surda de uma peça composta apenas por atores surdos.