Características
Um smartphone (palavra inglesa que significa "telefone inteligente", ainda sem correspondente em português) é um celular (telemóvel em Portugal) que combina recursos de computadores pessoais, com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas aplicativos executados pelo seu sistema operacional (SO - sistema operativo, ou OS – operating system), chamados simplesmente aplicações.
Vantagens
Os alunos podem pesquisar sobre o conteúdo abordado em aula com mais facilidade.
A mobilidade - o professor consegue disponibilizar textos, anotações, imagens, vídeos, aplicativos, etc., para serem acessados pelos alunos por meio do smartphone, economizando, assim, recursos como, papel e tinta de impressão.
Individualidade - com o celular o estudante pode ter uma aprendizagem mais individualizada com recursos que exploram melhor os seus interesses e necessidades. Por exemplo: um aluno pode preferir ouvir um podcast sobre o conteúdo da aula, enquanto outro, mais visual, explora um mapa interativo.
Desvantagens
O aluno poderia se aproveitar das oportunidades para pesquisar outras coisas.
O aluno ficaria completamente disperso com as redes sociais.
O aluno poderia tirar fotos ou gravar coisas não relacionadas à aula.
O aluno poderia utilizar o celular para falar com amigos em redes sociais.
O aluno poderia não prestar atenção na aula e sim nas notificações que está recebendo em seu celular.
O aluno poderia ficar utilizando o celular para alguns jogos e vídeos do mesmo no Youtube ou de outros sites.
Experiências com Ed. Infantil e Ensino Fundamental
Com base na experiência foi possível verificar que a prática trouxe resultados positivos, impactando na realidade dos alunos que até então não haviam vivenciado uma aula com utilização do aparelho celular. A prática foi enxergada como uma novidade, despertando maior interesse na turma.
Referências
ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. Vol. 1. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2003.