Apresentação

O ícone...

Atlas (em grego: Άτλας), também chamado Atlante, na mitologia grega, é um dos titãs condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre.

O simbolo de nosso evento traz consigo um conjuntos de histórias e mitologia que mostram um pouco da geografia e seu momento atual.

Atlas passou a ser o guardião dos Pilares de Héracles, sobre os quais os céus foram colocados, e que também eram a passagem para o lar oceânico de Atlântida - o estreito de Gibraltar, e por isso toda a cordilheira do norte da África recebeu o nome de Cordilheira de Atlas. Tornou-se o primeiro rei de Atlântida, e por ser o senhor das águas distantes, além do mar Mediterrâneo, seu nome nomeou o oceano Atlântico.

Que este breve relato tem com a geografia? A geografia é a ciência guardiã do bom entendimento do planeta e da justa relação entre os sistemas homem x planeta (meio), por isto, mesmo que não queira carrega a responsabilidade do "Mundo" nos ombros,

Por conhecer o caminho das terras distantes (Atlas), na cartografia passou a representar a coleção de mapas da Terra. E por ter sustentado o céu, deu-se o nome de Atlas à primeira vértebra da coluna cervical - uma referência ao peso gigantesco a que fora condenado a suportar.

Sobre os aspectos básicos da geografia e os geógrafos, podemos dizer que, sempre que pretende-se entender ao a fundo, e poder sintetiza-lo de forma a melhor compreendê-lo, todos, todos sem exceção dizem: "...vamos entender a geografia disto?, qual a geografia disto?" neste ponto, a geografia usa sua melhor característica a transversalidade científica e suas melhores técnicas de síntese com o olhar holístico e aguçado, que talvez somente esta bela e importante ciência possua.

Por estes simples motivos o Titã Atlas, foi escolhido como simbolo de nosso primeiro fórum estadual, pois temos o desafio de mostrar o quão é importante a geografia para a sociedade e mostrar ao mercado de quem de fato são as competências exercidas por esta ciência.

O Fórum...

Sobre o evento em si, como já sabemos acontecerá em 3 dias (28, 29 e 30 de novembro de 2019, nas dependências da UFPR em Curitiba) sendo no primeiro dia a fala de abertura e a mesa de abertura do evento. O evento será seguido de 1 dia e meio de intensos debates e conversas para que possamos de fato entender a "geografia da geografia" paranaense, considerando 3 eixos vitais para a manutenção e disseminação desta ciência:

  • 1. Formação;
  • 2. Mercado (profissional) e
  • 3. Relação do geógrafo com o sistema Crea, Confea, Mutua

A intenção é que ao fim deste evento tenhamos identificado, mapeado e construindo um conjunto de soluções para re-inventar a geografia enquanto formação e mercado profissional no estado do Paraná, consequentemente, fazer da geografia uma ciência do povo e para o povo.

Acontecerá em paralelo ao evento em Curitiba o primeiro curso de Drones organizado pela Aprogeo-PR, com o objetivo de trazer importante conhecimento aos profissionais hoje registrados na entidade de classe e em dia com o sistema Crea-PR, o valor do curso será simbólico para cobrir despesas operacionais do mesmo. Mais detalhes em breve.

Sejam bem vindos!

Geógrafo Jorge Campelo

Presidente Aprogeo-PR Gestão 2017/2019
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atlas_(mitologia)