A Escola de Inverno de Física Teórica foi criada com a missão de unir e fortalecer a comunidade de física teórica do nosso estado. A primeira edição ocorrerá neste ano, entre os dias 20 e 24 de julho de 2026, no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ.
A escola se estrutura em torno de quatro minicursos e quatro seminários organizados de modo a dialogar com algumas das principais linhas de investigação desenvolvidas no IF-UFRJ. Os minicursos foram concebidos para complementar a formação regular de pós-graduandos e alunos avançados do final da graduação, apresentando ferramentas relevantes para diversas subáreas da física teórica, da gravitação quântica às forças dispersivas em sistemas moleculares. Os seminários, por sua vez, oferecem um panorama de parte das grandes áreas de pesquisa dos programas de pós-graduação em física do Rio de Janeiro.
Além dos minicursos e seminários, haverá uma sessão de pôsteres para a qual os inscritos podem submeter trabalhos para serem apresentados (não sendo esta apresentação obrigatória para participar do evento). Também haverá emissão de certificado e premiação do melhor pôster.
E-mail de contato: escoladefisicateorica@gmail.com
Gabriel Picanço (UFRJ)
Bruno Magacho (IMPA)
Guilherme Costa (UFSCar)
Victor Alencar (UFRJ)