ANDREIA COUTINHO LOUBACK
Jornalista pela PUC-Rio, mestre em Relações Étnico Raciais pelo CEFET/RJ e especialista em justiça climática no Brasil. Atualmente, é fellow do programa Humphrey Fellowship (2021-22) de aperfeiçoamento profissional da Fulbright, na Universidade da Califórnia (UC Davis). Já trabalhou como coordenadora de comunicação no Instituto Clima e Sociedade (iCS) e no projeto Justiça Climática e Socioambiental do Instituto Alana. Em seguida, coordenou um estudo inédito de justiça climática, gênero e desigualdades, que será lançado pelo Observatório do Clima em breve, e também participou ativamente da tradução do livro "Justiça Climática: Esperança, Resiliência e a Luta por um Futuro Sustentável" no Brasil, escrito pela ex-presidente da Irlanda Mary Robinson. Hoje, faz uma residência profissional como especialista em justiça climática na United Nations Population Fund (UNFPA), que fica em Nova York, como parte do seu fellowship. Entre seus principais temas de atuação e paixão, estão: justiça climática e socioambiental, urbanização inclusiva e desigualdades raciais.
CARLOS AFONSO NOBRE
Climatologista brasileiro, atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP. Pesquisador aposentado do INPE. Iniciou sua carreira no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em 1975. Dedicou a maior parte de sua carreira científica a pesquisas na Amazônia, principalmente sobre interação da floresta com a atmosfera e os riscos climáticos para o desaparecimento da floresta Amazônica. Em1990, lançou a hipótese da savanização da Amazônia devido aos desmatamentos, tese que teve muito impacto científico e que as observações atuais mostram que estamos muito próximos de um ponto de não retorno para a floresta Amazônia e sua biodiversidade. Desde 2018 vem desenvolvendo um novo conceito de desenvolvimento de uma bioeconomia de floresta em pé e fios fluindo, o projeto chamado Amazônia 4.0. Trata-se de agregar valor aos produtos da rica biodiversidade Amazônica via modernas tecnologias da Quarta Revolução Industrial.
DANILO FARIAS
Advogado Pleno de Justiça Climática e Direitos Humanos do Instituto Alana, Mestrando em Direitos Humanos e Meio Ambiente pela UFPa, especialista em Direito Ambiental pelo Instituto o Direito por um Planeta Verde e em Direito dos Povos e comunidades Tradicionais pela UFBA. Membro integrante da Latin American Climate Lawyers - LACLIMA e Membro do Conselho Consultivo da Plataforma de Litígios Climáticos da Associação para defesa do Meio Ambiente AIDA e Bolsista do programa Pontes de Talentos da Fundação Lemann e Education USA.
MARIA TEREZA UILLE GOMES
Consultora Jurídica, Professora do Mestrado em Direito da UP, ex-Conselheira do CNJ, ex-Procuradora Geral de Justiça do Paraná e ex-Secretaria de Estado da Justiça do Paraná. Pós doutoranda em Direito pela UFPR; Doutora em Sociologia e Mestre em Educação. Especialista em Processo Penal e Direito Administrativo. Grupo de Pesquisa sobre Agenda 2030 no Judiciario e no STF.
RAFAELA SANTOS
Doutoranda em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS, visiting scholar na University of California Berkeley, mestre em Direito na Univali/SC (2012), com período de pesquisa na Universidade de Alicante/Espanha (2013), e graduada em Direito na UFRGS/RS (2002). Professora de Direito Ambiental na Esmafe/RS, Coordenadora do Laboratório de Inovação JusClima2030, LIODS CNJ para os ODS's 7, 13 e 15, e Coordenadora da Comissão de Sustentabilidade e Gestão do PLS da Justiça Federal do Rio Grande do Sul.