Participação

QUICKVOTE

PORTO-CENTRO-NORTE

Com o intuito de agilizar o processo democrático dentro do CNE, e trazer o movimento para o século XXI, a nossa proposta reside na criação de uma plataforma online de voto. O intuito desta é permitir o voto em todas as instâncias do CNE, facilitando a participação a nível nacional, regional e local. Cada elemento utilizando o seu NIN registar-se-ia na plataforma e depois de aprovado pelo seu núcleo/região ficaria apto a votar em todas as eleições a que tivesse direito, quer seja para o chefe de agrupamento, quer seja para a junta central. A ideia final é facilitar o voto, eliminando a necessidade de voto por correspondência, e possibilitá-lo quando as deslocações poderiam ser um impedimento, tendo em vista a redução da abstenção em todas as instâncias.

ECOLOGICAL SUBMIT

PORTO-LITORAL

A nossa estrela consiste numa Ecological Submit, aberto à população, gratuito e construído em materiais reutilizáveis, com alguns pontos informativos (reciclagem, compostagem, formas de redução de água, produtos reutilizáveis, objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e projetos sustentáveis locais), workshops (fazer um ecoponto, alimentação equilibrada e horta biológica) e fóruns (uso do plástico e combate dos excessos).
Do Sonho À Realidade” tem como objetivo dar uma oportunidade de todos os cidadãos estarem envolvidos com as decisões tomadas na comunidade através de grupos locais que discutem e debatem as dificuldades e questões que vão surgindo na sua zona e tentam chegar a ideias para solucionar as mesmas, e estando em contacto com os órgãos de poder locais vão conseguindo também perceber até que ponto as ideias são exequíveis chegando mesmo a apresentar algumas que possam no futuro vir a ser escolhidas.Isto no fundo seria similar aos Planos de Ação Jovem que são implementados em algumas cidades/vilas, mas iriam abranger quem quisesse participar. Num primeiro nível iria ser feita publicidade em escolas e sedes de grupos (escuteiros, equipas de desporto, ...) para que começássemos a atingir um número de cidadãos significativo na respetiva zona, de seguida os grupos iriam analisar as diferentes questões da zona e iriam criar projetos para solucionar as mesmas, e que poderiam ser aplicados pelos órgãos com poder para tal.O objetivo da nossa estrela é por um lado dar voz a quem quer ser cidadão ativo na sua comunidade, e por outro lado, mostrar que a mudança é possível de ser atingida, seja através da apresentação de propostas aos órgãos, seja através de uma pequena ação chamada: voto.

BRAGA-BARCELOS

Esta ideia consiste em contribuir para a Sustentabilidade com base na Participação. A sustentabilidade começa com cada um de nós, nas nossas casas e no Agrupamento onde estamos inseridos, indo, assim, ao encontro do 3º princípio do escutismo, “O dever do escuta começa em casa”. Só a partir disso podemos mudar alguma coisa ao nosso redor e enquanto Corpo Nacional de Escutas. Com base nisto, pretendemos com a nossa ideia fomentar a cooperação do Agrupamento com a Junta de Freguesia/Município e desenvolver um plano de ação aplicado a cada freguesia. Na estrela existem 3 fases.

RVeste

VISEU

Tendo em mente que a indústria do calçado e vestuário é das mais poluentes e que os seus produtos não são recicláveis, chega a uma altura na vida da roupa e do calçado em que nem para doar servem, só para fazer panos de cozinha. Através de vestuário não reutilizável para tal, os escuteiros criam sacos reutilizáveis para serem vendidos como utensílio de transporte de compras e afins. Nestes mesmos moldes, calçado estragado servirá como vaso para plantas.
Através de uma aplicação de telemóvel

BRAGA-VILA VERDE

A nossa estrela funcionaria sobre a forma de uma plataforma online, para Caminheiros e Dirigentes, em que poderiam ajudar e opinar sobre assuntos debatidos em Conselhos Regionais/Nacionais.

BRAGA-V.N.FAMALICÃO

Criação de uma equipa de caminheiros/companheiros/aeronautas que tinha como objetivo trabalhar o Projeto Voz Ativa. A descrição de como funcionaria melhor esta equipa e o projeto encontra-se em anexo, no PDF.

GREEN SPACE

ALGARVE

A nossa estrela será uma app (do género da utilizada no Rover 100 ou do Baú dos Sonhos) onde os elementos da IV secção criam as suas ações de serviço relacionadas com a sustentabilidade e põem-nas em prática, deixando-as disponíveis na aplicação para que outros clãs/tribos (preferencialmente) as possam “adotar”. Cada atividade que seja “adotada” por outro clã/tribo receberá um ponto verde. A atividade com mais pontos, a mais realizada por terceiros e mais dinamizada receberá uma anilha para a vara do género da do Raid100 (uma anilha por clã/tribo) como prémio e incentivo aos elementos para que metam as suas ideias à prova, com uma validade a definir. Para além da “adoção” de atividades sustentáveis esta app teria a opção de divulgar atividades de serviço de clãs abertas a outros escuteiros. Seria, portanto, um espaço de partilha de ideias, mas também de divulgação de opções de serviço. Contudo, a exposição e divulgação de ações de serviço seria o maior enfoque da nossa aplicação, sendo que o principal objetivo é pôr os caminheiros, companheiros e aeronautas do país a puxar pela cabeça e a procurar mais e melhores maneiras de envolver os seus irmãos escutas nas ações que desenvolverem. O resultado idealizado seria desenvolver uma pequena competição, em que os caminheiros tentariam vender ao máximo a sua ideia, mas ao mesmo tempo pôr a IV a mexer.

SANTARÉM

Ações concretas:• RECICLA nas atividades:o Tencionamos que existam ecopontos nas atividades e que se proceda àseparação das embalagens, papéis e vidros• RECUSA o plástico:o Consumo nulo ou praticamente nulo de plástico nas atividades• REUTILIZA materiais:o Utilização de materiais de outras atividades anteriores• REDUZ o teu consumo:o Ter em atenção o desperdício em geral, principalmente o desperdício alimentar em atividades• REPENSA no teu futuro:o Ter em conta que todas as nossas ações terão as suas consequênciassejam elas positivas ou negativas.Por fim, queremos salientar que esta estrela surgiu principalmente da discussão no Cenáculo Regional de Santarém.