26 e 27 de outubro de 2023
Belo Horizonte/MG
Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais
26 e 27 de outubro de 2023
Belo Horizonte/MG
Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais
Horário: 9h - 12h
Local: Evento online via zoom (link enviado aos participantes confirmados)
Para este primeiro encontro foi proposto um processo estruturado de conversação inspirado por modelos como a sintegração, concebida pelo ciberneticista Stafford Beer para conduzir discussões em grandes grupos. Tomamos aqui como referência a fase preliminar de uma sintegração, denominada problem jostle, em que as questões de interesse são elaboradas coletivamente pelos participantes.
O encontro realizado no dia 27 de maio de 2023 teve como objetivo iniciar um mapeamento abrangente de investigações e práticas sistêmicas e cibernéticas no Brasil. Assim, tivemos como expectativa para esse primeiro contato a identificação de questões de interesse a esse grupo de modo a informar a definição dos temas para o congresso.
A dinâmica de conversações aconteceu em 3 rodadas, sendo as duas primeiras em grupos menores previamente distribuídos e a última em formato integral com todos os participantes. Um membro da organização do congresso fez o papel de mediador/facilitador em cada grupo.
As rodadas seguiram a seguinte programação:
RODADA 1 (30 min)
Apresentações individuais - cada participante do grupo apresenta sua prática e investigação enfatizando aspectos sistêmicos e cibernéticos.
Ao fim de sua fala, o apresentador escreve 3 palavras-chave/temas que sintetizem sua fala e reflitam seus interesses de pesquisa/atuação. O facilitador dispõem as palavras no MIRO na região correspondente ao grupo.
(3 min por pessoa)
Discussão - o facilitador compartilha sua tela com os demais e promove a discussão a partir das palavras-chaves já dispostas no Miro. Nesse momento os participantes podem comentar, esclarecer e especificar as palavras/temas colocados. O objetivo é criar desdobramentos a partir das palavras-chave apresentadas.
(10 min)
Intervalo - 10 min
RODADA 2 (50 min)
Apresentações das discussões prévias - cada participante apresenta as palavras-chaves/temas e as conexões que surgiram no grupo que participou na rodada anterior.
(3 a 5 min por pessoa)
Discussão - o grupo discute sobre as ideias que emergiram na rodada anterior buscando interconectar temas compatíveis, condensar temas redundantes ou semelhantes e desdobrar temas significativos em subtemas.
Ao fim da discussão, os participantes elegem 3 temas ou palavras-chave que melhor representem a percepção do grupo sobre a conversa e atribuem pesos (coloca em negrito).
(20 min)
Intervalo - 10 min
RODADA 3 (40 min)
Todos juntos - cada grupo apresenta os 3 temas ou palavras-chave eleitos na rodada anterior.
(3 a 5 min por grupo)
Discussão - Abertura para comentários estimulados por algumas questões:
Quais possíveis conexões podem extrapolar as disciplinas / campos e estimular a conversação?
Resgate de temas para o centro da discussão.
O que está apresentado no diagrama representa a Cibernética e Pensamento Sistêmico no Brasil?
Fim do encontro