Adriana Granado

Adriana Granado é Graduada em Jornalismo pela PUC-RIO é, atualmente, mestranda em Artes Visuais pela UFRGS. Sua pesquisa permeia o universo da fotografia encenada e da videoperformance. A artista utiliza do próprio corpo como tema para estabelecer diálogos entre identidade feminina e relações corpo-espaço urbano. Participa da mostra com a videoarte “Aleitamento” (2022).

Aline Chaves

Aline Chaves é Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul (2021) e atua profissionalmente na área da publicidade há 10 anos. Suas experiências nas artes visuais começaram também no ano de 2012, com colagens analógicas e confecção de zines. Desde então, a colagem e a apropriação são suas técnicas mais desenvolvidas, atualmente com foco na colagem e na arte digital. Sua aproximação com o audiovisual se dá inicialmente devido à atuação na área da publicidade e, com seus conhecimentos técnicos de vídeo, decide unir a linha de pesquisa e campo conceitual de suas produções anteriores ao audiovisual. Ao longo de toda a sua trajetória as principais bases teóricas e problemáticas trabalhadas em suas obras são referentes ao feminismo e questões de gênero em geral, a sociedade no capitalismo tardio e a própria arte (através da apropriação de outras obras).


Andréa Brächer  

É artista desde o fim dos anos 90. Suas individuais mais destacadas ocorreram nos museus MARGS, MARCO e MAB (2019). Têm trabalhos publicados em livro estrangeiro sobre fotografia histórica/alternativa, e em inúmeros catálogos de exposições; possui obras em acervos públicos (MACRS, MARGS, MARCO, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo) e coleções privadas. Seu trabalho de base fotográfica procura resgatar a contação de estórias ao observador, através de fabulações da natureza, abstrações e herança familiar. No doutorado, desenvolveu uma produção voltada para o universo infantil, através da leitura de contos de fadas e de horror, assim como da história da fotografia. É docente no Instituto de Artes/UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Concluiu o PhD em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS em 2009. Fundadora e coordenadora do Grupo Lumen - de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos - UFRGS (desde 2016).


Carlos Gandara

Ex-presidente do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, é presidente da Confederação Brasileira de Fotografia, membro da Federação Internacional de Arte Fotográfica e membro da Associação Americana de Fotografia.


Marcia Marchetto

é médica de profissão, utiliza a fotografia como meio de expressar sua visão de mundo. O seu foco principal são as pessoas e suas questões existenciais, como vulnerabilidade social, envelhecimento, pobreza, refugiados. Possui aceitações e premiações em concursos nacionais e internacionais através de exposições individuais e coletivas. Atualmente é presidente do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul e representante da PSA (Sociedade Americana de Fotografia) no Brasil.


Marilise Cesa

Fotógrafa amadora, apaixonada por fotos de natureza e documentais; 

Filiou-se ao CFCX há 12 anos, dos quais 8 dedicou-se à função de secretária nas diretorias do Clube. Com várias premiações em concursos, participação em exposições coletivas, projetos sociais e organizadora dos documentos históricos do CFCX


Osvaldo Vergara

É artista visual formado em Produção Audiovisual pela PUC-RS e Mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes, PPGAV, da UFRGS. Desenvolve pesquisa voltada à arte contemporânea e cidade e participa do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa. Participou de exposições coletivas e individuais, seus trabalhos já foram premiados e circularam por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, museus, galerias e mostras de cinema e videoarte. Em 2019, Vado Vergara recebeu o prêmio "Lawrence Kasdan Award for Best Narrative Film”, (Oscar® Award Qualifying), no 57º Ann Arbor Film Festival, festival mais antigo de filmes experimentais e de vanguarda da América do Norte. Vado Vergara também recebeu o prêmio de MELHOR DIREÇÃO no FestUni do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.


Fabyano de Tiburi

Fabyano de Tiburi é Bacharel em Design Visual pela UFRGS (Porto Alegre, 2020) e Mobilidade Acadêmica em Design Audiovisual pela ESDi - (Barcelona, 2019). Com 6 anos de experiência em diversas áreas de produção audiovisual, atualmente o artista atua como Motion Graphic Designer e dedica-se a projetos nas áreas de imersão, interatividade e tecnologia no campo audiovisual.


Quarteto de Jazz 

O Quarteto de Jazz da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, traz no repertório, releituras de clássicos do Jazz, Samba e Bossa Nova. O Quarteto é composto por Roberto Scopel no Trompete, Nino Henz no Contrabaixo, Tiago Andreola no violão e Amauri Maciel na Bateria!


Grasiele Pavan

 @grasiele_interprete) tradutora e intérprete de Libras da Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul, é Bacharel em Letras Língua Brasileira de Sinais (UFSC) e atua como Tradutora e Intérprete de Libras desde 2023.


Felipe Da Silva Vitória

Natural de Criciúma (SC), veio para Caxias do Sul em 1994 e desde essa época mora nessa cidade. Formado em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2015, é servidor público concursado da Prefeitura de Caxias do Sul trabalhando na Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Atualmente é conselheiro do COMPAHC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Caxias do Sul) e responsável pela manutenção do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP).


Gabriela Peruffo 

Sou Doutora em Educação pela PUCRS . Minha formação inicial se deu na Licenciatura em História também pela PUCRS em 2006. Durante o Mestrado e Doutorado estive vinculada à linha de pesquisa Teorias e Culturas em Educação do PPGEDU da PUCRS. Tenho experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema em sala de aula, repertório cultural, formação de professores de história, currículo e Ensino Médio. E sou membro do Encruzilhada - Grupo de Pesquisa em Cinema, Audiovisual, Tecnologias e Processos Formativos.


Tuane Eggers

Tuane Eggers é doutoranda em Poéticas Visuais (PPGAV/UFRGS), mestra pelo mesmo curso e graduada em jornalismo (Univates, 2015). Seu trabalho é focado na fotografia, mas também atua no campo audiovisual, na direção, cinematografia e montagem de videoclipes e filmes.


Shaiane Cristina Giusti

Formada no curso de Tecnologia em Fotografia na UCS e trabalho na área fotográfica desde 2012 e na área de filmagem desde 2016. Sou natural e residente da cidade de Caxias do Sul, gaúcha, artista, sagitariana e sonhadora. Hoje trabalho como agente cultural do SESC de Caxias do Sul, coordenando o projeto LABmais, que é um Laboratório de Artes, Mídias e Tecnologias direcionado ao público jovem de 15 à 29 anos que quer conhecer melhor a área audiovisual. Também trabalho com minha própria marca/empresa de fotografia e vídeo shaianegiusti.com.br em diversas áreas, tanto na fotografia quanto na filmagem: Eventos Culturais, Sociais, Pessoais e Marketing. Ao longo da minha carreira realizei muitos cursos de aperfeiçoamento como edição de imagem do básico ao avançado, edição de vídeo, direção de fotografia, direção de pessoas, iluminação, imersões audiovisuais, produção cultural etc. O foco principal do meu trabalho é CONTAR HISTÓRIAS.


Júlia Heerdt

Júlia Heerdt ingressou na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no curso de Realização Audiovisual (CRAV). Durante a sua formação, pôde lidar com os diversos ramos do audiovisual, e se especializou em Direção de Arte e Roteiro. Atualmente, tem uma empresa de produção audiovisual e acessibilidade com a sua sócia Natália Polla.


Liliane Giordano

Mestre em Educação: arte, linguagem e curriculo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2016). Possui graduação em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul (2005), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Caxias do Sul (1997) e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é fotógrafa, diretora de fotografia e professora na instituição Sala de Fotografia. Tem experiência de 20 anos na área de tecnologia da informação, mas hoje o foco do seu trabalho está em atividades nas artes visuais, no processo de aprendizagem em educação visual, projetos de identidade visual e fotografia autoral.


Anelise Barra Ferreira

é pesquisadora sobre o fotografar e o ensino da fotografia na educação. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundadora e professora da Oficina de Fotografia da Escola Municipal Especial E.F. Prof. Elyseu Paglioli (1999-2014). Estudou fotografia na Fabico/Ufrgs, no Atelier Livre da PMPA, na Associação de amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, entre outros. Sócio fundadora do Fotoclube Porto-alegrense. Proprietária da Oficina de Foto – espaço de pesquisa e assessoria sobre o fotografar na educação. Está em constante busca de conhecimento, tendo a experimentação como prática. Participou de diversas exposições fotográficas tendo seu trabalho autoral reconhecido em concursos fotográficos. Nascida e residente em Porto Alegre/RS.


Rafael Vebber

Rafael Vebber é graduado em Produção Cultural pela UFF. É criador do @peripeciasculturais, por onde atua no audiovisual e na elaboração e execução de projetos artístico-culturais. Produtor dos curtas-metragens "Escondidos" e "Fontes da Cidade".


Mona Carvalho

Mona Carvalho é curadora cultural desde o ano de 2007. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade de Caxias do Sul, estudou na Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, no curso de História da Arte, na Università Degli Studio di Verona – Itália, no curso de Conservação dos Bens Culturais, na Universidad Autonoma de Bucaramanga – Colômbia, no curso de Artes Audiovisuais e é especialista em Arteterapia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Mona Carvalho é também servidora municipal da cidade Caxias do Sul, atualmente está à frente da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura, sendo responsável por diversos projetos e programas voltados aos artistas e à comunidade em geral e é a responsável pela programação da Semana da Fotografia.


Pedro Henrique Stelmach

Pedro Stelmach é graduando no Bacharelado em Artes Visuais na UFRGS. Busca integrar em sua pesquisa artística diversos meios tecnológicos, desenvolvendo, então, a maioria de seus trabalhos nas áreas da Fotografia Digital, Realidade Virtual e criação 3D imersiva.


Henrique Bitelo

@hbiteloHenrique Bitelo é artista intermídia, pesquisador e psicólogo. Há seis anos trabalha com a intersecção entre psicologia, artes e política, realizando produções acadêmicas e artísticas referentes à temáticas como subjetividade, corpo, gênero e sexualidade. Tem como campos de desdobramentos a criação e interação em diversos meios como arte sonora, audiovisual, colagem, poesia, videoarte e arte generativa. Mestrando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, investiga como a performance artística opera transformações nas relações de performers com seus corpos, gêneros e sexualidades.


Lai Borges

Lai Borges é artista visual, arte-educador e drag cuir. Graduando em Licenciatura em Artes Visuais na UERGS, atua desde 2018 em Porto Alegre e Montenegro, é integrante do grupo de pesquisa em poéticas visuais Infraordinaries (FLUME/UERGS), sua principal produção artística está em torno das linguagens da performance, fotografia, vídeo e publicações de artista. Na pesquisa, investiga o cotidiano e a cultura cuir, já participou de exposições coletivas e teve sua individual (DES)MONTA na Casa de Cultura Mario Quintana (2023).


Milena Eich

Doutora em Educação pela UCS. Especialista em Audiodescrição pela UECE. Tem se dedicado através de sua empresa Imaginativa Acessibilidade e Educação  à realização de audiodescrição para filmes, teatro, livros infantis, exposições de artes visuais, materiais didáticos, eventos, entre outros conteúdos imagéticos.