A Seção de Conservação e Laboratórios do MAE/USP desempenha um papel fundamental na preservação e uso das coleções arqueológicas e etnográficas do MAE. Esse trabalho não é um processo único, mas um conjunto integrado de atividades em sinergia com outras seções do museu que garantem o cuidado, o armazenamento e a disponibilização do acervo para pesquisadores e o público em geral.
As ações realizadas abrangem atendimentos a pesquisadores, disponibilização de acervos para consulta, inventários sistemáticos, ações de conservação e restauro, além de projetos diversos. Todas essas atividades seguem padrões estabelecidos de qualidade e boas práticas de gestão, assegurando a preservação dos objetos, a adequação das instalações que os abrigam, a eficiência do mobiliário de armazenamento e a facilidade de localização e consulta do acervo.
Nesta página, apresentaremos anualmente os números relacionados às nossas atividades, como atendimentos a pesquisadores, número de objetos consultados, inventários realizados, ações de conservação e restauro, e projetos em andamento. Esses dados refletem o compromisso do MAE/USP com a preservação do patrimônio cultural e a democratização do acesso ao conhecimento.
Alguns destes indicadores foram implementados em 2024. Por este motivo, não há parâmetros anteriores de comparação. Estes dados são exclusivos da Seção de Conservação e Laboratórios. As demais seções possuem outros tipos de indicadores.