Membros do Laboratório de Análise Espacial
Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública
Francisco Chiaravalloti Neto
Possui graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da USP (1981), especialização (1985), mestrado (1993) e doutorado (1999) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP). Obteve, em 2010, o título de Livre Docência pela FSP-USP. É Professor Titular do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, exercendo, atualmente, a chefia do departamento (2022 a 2024). Desenvolve pesquisa nas áreas de Epidemiologia e Controle de Doenças cujos Agentes são Transmitidos por Vetores, de Análise Espacial em Saúde Pública e de Epidemiologia das doenças infecciosas. É cadastrado com orientador nos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e no Programa de Pós-Graduação em Entomologia em Saúde Pública (Mestrado Profissional), todos na FSP-USP. É editor associado das publicações científicas Scientific Reports, BMC Infectious Diseases e Revista Brasileira de Epidemiologia.
Bacharel em Saúde Pública (2016-2019) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Foi bolsista no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública, com ênfase na vigilância epidemiológica de escorpiões. Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com vigência em 2019, com pesquisa na área de Difusão da Febre Amarela no estado de São Paulo. Atualmente, atua na vigilância epidemiológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) na vigilância sentinela de EAPV e EAIE
Patricia Marques Moralejo Bermudi
Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Mestra pelo programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da FSP/USP. Bacharelada em Saúde Pública pela FSP/USP. Membra do Grupo de Pesquisa Análise Espacial em Saúde Pública (GEANES) da FSP/USP. Tem em experiência em análise espacial em saúde pública, programação em linguagem R, georreferenciamento, geocodificação e na área de Saúde Coletiva, com ênfase em saúde pública e epidemiologia (trabalhando com: COVID-19, dengue, leishmaniose visceral, câncer de mama e câncer de colo do útero).
Camila Meireles Fernandes
Mestranda no programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), área de Epidemiologia das doenças, dos agravos à saúde e de seus determinantes. Graduada em Saúde Coletiva na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Membro do Grupo de Pesquisa: Análise Espacial em Saúde (GEANES) da FSP/USP. Possui interesse nas áreas: Saúde Pública; Epidemiologia; Geografia da Saúde; Determinantes Sociais em Saúde.
Raquel Gardini Sanches Palasio
Doutorado em Epidemiologia na Faculdade de Saúde Publica da USP (2019-Capes). Mestre em Biologia Animal (Biodiversidade) pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2013). Possui graduação em Ciência Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007). Membro do Grupo de Pesquisa de Análise Espacial em Saúde Pública (GEANES). Fez aprimoramento profissional (PAP FUNDAP, 2009/2010) no Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular da Superintendência de Controle de Endemias (LBBM SUCEN). Fez iniciação cientifica, no Museu de Zoologia da USP (Fapesp 2007), no laboratório de Biologia Molecular. Experiencia com genética animal e análise espacial.
Bióloga pela Universidade Federal do Paraná (2009), possui Mestrado (2012) e Doutorado (2017) pela Universidade de São Paulo onde estudou mosquitos neotropicais e suas relações filogenéticas. Fez o pós-doutorado em epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da USP estudando relações da paisagem urbana com o vetor Aedes aegypti. Durante o doutorado passou um período sanduíche no Natural History Museum em Londres/UK e durante o pós-doutorado foi pesquisadora visitante em Harvard School of Public Health/Boston (2019). Tem experiência na área de estudos evolutivos utilizando marcadores morfológicos e genéticos, e estudos epidemiológicos com foco na malária extra-amazônica brasileira e outras arboviroses negligenciadas. Atualmente é professora associada na Faculdade de Saúde Pública da USP e também trabalha como analista de bancos de dados na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Fabiana Martins Soares de Souza
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Docente de cursos de graduação em Fonoaudiologia (2002 - 2013). Docente convidada de cursos de Especialização em Educação Especial. Experiência como Tutora Online do Curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor (2014 - 2015). Experiência em atendimento clínico Fonoaudiológico nas áreas da linguagem, alterações neurológicas e disfagia. Doutoranda do programa de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, atuado junto ao Projeto SABE - Saúde, bem-estar e envelhecimento, investigando a prevalência e fatores associados à Disfagia em idosos do município de São Paulo, SP.