O bairro do Tatuapé foi escolhido por ser um dos bairros mais movimentados da zona leste, com um forte contraste social e arquitetônico, que nos chamou muita atenção durante a nossa caminhada pelas ruas do bairro. Marcado por uma pluralidade cultural, onde o passado e o presente coexistem ou entram em conflito. 

O bairro

Mapa esquemático do Tatuapé. Elaboração própria. Fonte: Google Maps

O Tatuapé está na Zona Leste de São Paulo, próximo aos limites do centro expandido. É administrado pela Subprefeitura da Mooca e possui uma área de 8,51 km², com uma população de 91.672 habitantes, configurando uma densidade média.

O bairro foi fundado em 1668 e, desde então, passou por diversas transformações. De um bairro operário, tornou-se um bairro residencial de classe média-alta, com cada vez mais prédios surgindo no horizonte.

A Radial Leste divide o bairro em duas partes: a porção norte, localizada ao lado do rio Tietê, e a porção sul, que é a mais movimentada. Nesta última região, encontra-se o shopping principal, além de outras ruas conhecidas, como a Tuiuti, Serra do Butucatu e Serra de Bragança. Essas ruas concentram uma grande variedade de comércios, escritórios e consultórios médicos, nas partes mais distantes do metrô vimos uma presença maior de condomínios fechados.

Nosso Percurso