No Laboratório de Farmacologia e Bioquímica (LFBq) trabalhamos com desenvolvimento de fármacos em parceria com universidades da Bélgica, França, Itália, Estônia, Sérvia, UFRJ, UFF, UNIFEI e com os Institutos de pesquisa Farmanguinhos-FIOCRUZ-RJ e Tianjin Intitute of Industrial Biotechnology (China).

Atividades de pesquisa

1) Bioquímica: inibição enzimática de alvo terapêutico (enzima arginase) do parasita e arginase de murinos para avaliar seletividade na inibição da enzima parasito em relação ao hospedeiro;

2) Avaliação celular: utilizamos macrofágos murinos extraídos de peritoneo para teste de citotoxicidade; infectamos os macrófagos com o parasito e avaliamos a atividade dos potenciais fármacos sobre a forma amastigota intracelular do parasito; além disso também testamos o efeito de compostos nas formas promastigotas de Leishmania. Trabalhamos com cepa de Leishmania resistente ao óxido nítrico.

3) Biologia Molecular (qRT-PCR): avaliação da expressão de genes do parasito e do hospedeiro para verificar interferência dos compostos testados.

4) Análise in silico: análise da interação de inibidores enzimáticos com seu alvo in silico (docking) para planejamento e desenho de novos compostos com potencial leishmanicida.

Links

Parcerias Nacionais

Farmanguinhos - Instituto de Tecnologia de Fármacos (FIOCRUZ-RJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro - (UFRJ)