Caro aluno ou egresso, por gentileza, atualize seus dados de contato.
O objetivo do programa é capacitar os estudantes na aplicação da computação como ferramenta para resolver problemas em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, o programa também visa permitir que os estudantes explorem aspectos tecnológicos da computação com potencial de aplicação nas ciências e engenharias, buscando novas soluções e abordagens para os problemas da computação. Essa convergência é obtida por meio de co-orientações e trabalhos multidisciplinares, atividades incentivadas pelo programa.
O PPG-CA também tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver atividades de pesquisa e docência, capacitando-os a atuar com qualidade tanto na academia quanto na indústria e em outros setores da sociedade. Para alcançar esse objetivo, os estudantes recebem uma formação sólida na computação, conhecimentos no campo de aplicação e orientação específica em metodologia de pesquisa.
O PPG-CA está aberto a jovens com diferentes formações em ciências, engenharias e computação, oferecendo a eles uma formação básica e aplicada nas áreas abrangidas pelo programa. Dessa forma, o programa pretende que seus egressos tenham uma visão sistêmica e possam atuar como agentes de evolução da realidade local, atuando na academia, indústria e outros setores da sociedade.
As dissertações de mestrado já defendidas pelos alunos do PPG-CA podem ser encontradas em Produção Acadêmica/Dissertações de Mestrado.
De forma específica, o PPG-CA tem como objetivos:
Formar pesquisadores que possuam conhecimentos sólidos e atualizados na área de pesquisa, capazes, de forma individual ou em equipe com outros pesquisadores, de desenvolver projetos de pesquisa e inovação científica e/ou tecnológica.
Formar docentes com conhecimentos sólidos em um conjunto de disciplinas básicas da computação e um conjunto de disciplinas relacionadas ao seu campo de aplicação. Esses docentes devem ser capazes de ensinar com propriedade e incentivar o estudo e a inovação dos alunos, bem como atuar na formação de novos recursos humanos tanto na graduação (alunos de iniciação científica) quanto na pós-graduação.
Formar profissionais para o setor tecnológico, capazes de trabalhar em empresas ou instituições públicas e/ou privadas. Esses profissionais devem ser capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas práticos em sua área de atuação, bem como promover a inovação tecnológica.