Sem título I a VII – série Paisagem Trans Temporal • 2023 • acrílica sobre tela • 50 × 100 cm; 60 × 90 cm; 60 × 90 cm; 60 × 90 cm; 60 × 90 cm; 70 × 100 cm; 70 × 100 cm
Por ora, a intenção do meu trabalho é retratar a paisagem no que tange à possibilidade de se ressaltar tempo e espaço. A área geográfica de meu interesse é o interior do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Os elementos da paisagem rural são recorrentes em minhas pinturas, incluindo estradas, linhas férreas, aeroclubes, linhas de transmissão, usinas de beneficiamento, fazendas, além de objetos de ação, silos, tratores, maquinário, postos de combustíveis. Elementos que são conta do tempo presente e dão-se em adição (ou sobreposição) ao tempo passado, especialmente estes espaços no momento na guerra do Paraguai. Ao abordar tal questão, retrato soldados brasileiros, sempre descritos, em tom um tanto ufanista, como bravos patriotas. Porém, opto por retratar o Batalhão de Voluntários da Pátria, formado por homens – pretos/negros – escravizados que foram alistados compulsoriamente ao exército brasileiro. Em última instância, esses soldados lutavam pela própria vida e pela liberdade. Ademais, ao retratar o povo originário da região, que atuou ao lado das tropas brasileiras no conflito, tento abarcar a questão indígena de ontem e hoje, que envolve o processo sistemático pelo qual as comunidades autóctones são arrancadas dos territórios que por direito lhes pertencem.
Ulisses Garcez nasceu em 1979 em São Paulo, onde vive e trabalha. Graduado em artes plásticas na ECA - USP, atualmente é mestrando em Poéticas Visuais na mesma instituição. Atua na cena artística há 24 anos, tendo sido editor e colaborador da revista de história em quadrinhos Sociedade radioativa e artista representado pela Galeria Contempo (de 2012 a 2022). Seu trabalho foi exposto em instituições como Sesc (Belenzinho, Carmo e Sorocaba), Centro Cultural Fiesp, SESI São José do Rio Preto, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Instituto Figueiredo Ferraz e Centro Universitário Maria Antônia. Como ilustrador e quadrinista, publicou livros pelas editoras Hedra, Balão Editorial, Cachalote e Veneta. É autor da HQ Agropunk, publicada pela Editora Veneta em 2022.
Portfólio: www.ulissesgarcez.com.br • redes sociais: @ulissesgarcez • contato: ulssesgarcez@yahoo.com.br