Fotografias © Inês Bondouki
Fotografias © Inês Bondouki
POLVO é o título da exposição coletiva do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP em exibição, a partir do dia 25 de outubro, no Espaço das Artes, na Cidade Universitária.
Coordenada pelos professores Lúcia Koch e Mario Ramiro, a mostra traz a produção de 29 artistas-pesquisadores que aglutinam distintas expressões, práticas e meios presentes nas pesquisas desenvolvidas pelos alunos e alunas do Programa nos últimos anos.
Em tempos de virada ontológica dos saberes para uma construção contracolonial das pesquisas universitárias, o título foi tomado como uma palavra-conceito ao se referir aos pensamentos tentaculares, proposto pela filósofa e zoóloga feminista Donna Haraway.
O conjunto das obras expostas no Espaço das Artes nos coloca diante dos modos do pensamento artístico, criando um ecossistema temporário por meio de conexões complexas, rizomáticas e descentralizadas entre seres, conhecimentos, disciplinas, mundos e práticas. Ao convocar a imagem do animal marinho, vislumbramos, como a autora, propor modos de contemplação de mundos e futuros a partir de redes de alianças entre diversas práticas e espécies.
Neste sentido, POLVO evidencia a riqueza da pesquisa em artes na universidade, por seus caminhos e natureza não lineares, por sua natureza tentacular.