primeiro de junho • Estamos no Brasil, em São Paulo, no estado, na cidade de São Paulo. Começam as aulas de pós-graduação e são interrompidas, estamos enfrentando a epidemia do novo coronavírus, já estamos em junho e eu entrei uma só vez na sala de aula. Penso que, se estivesse indo para USP, o ônibus faria sempre o mesmo percurso e, a cada vez que eu entrasse no campus, iria me deparar com as letras garrafais ACADEMIA DE POLÍCIA. Esta é a primeira coisa que você lê quando entra na Cidade Universitária pelo portão principal. Olhe para a frase, e agora vamos remover, tirar, apagar o PO da frase: ACADEMIA DE LÍCIA. Quais seriam as consequências se a cada entrada a leitura fosse esta? • 2023 • adesivo • 3m × 30cm
A língua é um músculo é um campo de pesquisa instaurado pelo duplo sentido da palavra língua. Língua é, ao mesmo tempo, idioma e músculo dentro da boca. A frase, a língua é um músculo, faz referência ao título da peça de Yvonne Rainer “The Mind is a Muscle”, de 1968. A partir das relações entre processos em dança e edição são experimentadas tensões entre texto e movimento. A materialidade e qualidade fixa do texto escrito são friccionadas com o corpo, colocando em choque a duração da escrita com a impossibilidade de captura do movimento. Os dois trabalhos expostos fazem parte da dissertação e são deslocados do papel para o espaço expositivo, redimensionados. Eles partem da escrita diária realizada durante a pesquisa e da observação e registro do que passamos nos anos de 2020-2022, com a crise sanitária e o governo da morte, à época.
Júlia da Rocha trabalha na é selo de língua, editora autônoma, desde 2014. Participa de pesquisas coletivas em dança como performer e dramaturgista. Texto, voz e movimento estão presentes nas suas produções. É formada em comunicação das artes do corpo, PUC-SP, e realiza mestrado em Poéticas Visuais, ECA-USP.
hálito • 2023 • adesivo sobre acrílico • dimensões variáveis