Arquitetura

Introdução

Para o desenvolvimento do MVP da sistema foi necessário especificar os requisitos funcionais da plataforma. Assim considerando as características do mercado de crédito privado, bem como determinações da equipe de especialistas da RBR foi possível elencar as funcionalidades específicas previstas para o portal, que neste momento suporta como usuários apenas analistas de instituições financeiras.

Funcionalidades

Listagem de anúncios

Disponibilizar listagem de anúncios de compra e venda de títulos de crédito, juntamente com as informações da dívida e do devedor.

. Criar anúncios de Títulos

Permitir aos perfis institucionais da plataforma a criação de anúncios para sinalizar a intenção de compra ou venda de quantidades de títulos no mercado a taxas definidas.

Informações Complementares de Títulos

Permitir aos perfis institucionais da plataforma a submissão de informações complementares (e.g. texto de descrição sobre a destinação de recursos e características da dívida) .

Chat de Negociação

Disponibilizar um canal prático de contato entre partes interessadas em um negócio.

Tecnologias

TypeScript

A principal linguagem de programação do projeto.
Escolhida por promover segurança de tipos ao código desenvolvido, aumentando a confiabilidade e previsibilidade do projeto.

Next.js

Framework de React utilizado para construção do Frontend do projeto.
Escolhida por fornecer performance, devido a geração de páginas estáticas aliada a flexibidade e agilidade proposta pelo React.

Auth0

Solução de autenticação baseada em OAuth.
Escolhida por ser de fácil implementação e integração com autenticações SSO, como Microsoft e Google, além de fornecer segurança ao serviço de autenticação do projeto.

Node.js

Principal motor de Backend do projeto, escolhido pela sua versatilidade, oferecendo escalabilidade e alta performance.

Azure Cloud

Host dos serviços do projeto, escolhida devido aos incentivos estudantis oferecidos, confiabilidade e segurança.

FaunaDB

Motor de banco da dados utilizado no projeto.
Escolhido por possibilitar a flexibilidade do NoSQL com a capacidade relacional do SQL, alta escalabilidade, integração nativa com GraphQL e possibilidade de queries via requisição HTTPS.