openCRI

O problema

Atualmente no contexto do mercado de capitais, há um alto nível de digitalização e plataforma consolidadas para investimentos em Juros Futuros, Bolsa de Investimentos (Bovespa) e Fundos de Investimentos. Essas ferramentas e plataformas digitais estão disponíveis ao público, sejam eles investidores comuns ou investidores profissionais, de forma a contribuir para a democratização do acesso à informações de qualidade e confiáveis sobre os investimentos e garantir um mercado com pulverização de intenções de compra e venda.
Contudo no cenário do mercado de títulos de crédito privado, o mapeamento de mercado e tráfego de informações referentes à intenções de compra e venda ainda dependem muitas vezes de intermediários, como grandes bancos e corretoras. O status quo desse mercado implica em uma divulgação ineficiente de informações e baixa pulverização de intenções de venda e compra, o que leva a um ambiente com assimetrias de mercado e pouca transparência.

Nosso objetivo

Elaborar o projeto de uma arquitetura computacional em nuvem para uma plataforma digital do mercado de investimentos em títulos de crédito privado e implementação de um MVP (minimum viable produt) da plataforma.

A plataforma proposta neste projeto permite apresentar em tempo real informações do mercado de títulos privados negociáveis, com enfoque em ofertas de compra e venda de Certificados de Recebíveis Imobiliários.

A plataforma será acessível para investidores comuns, investidores profissionais e instituições financeiras, e permitirá o acesso à informação sem intermediários, além de servir como um canal para conectar partes interessadas em um negócio. Ela será um fator de aquecimento para o mercado de investimentos em títulos de crédito privado e garantirá mais transparência ao investidor quando tiver interesse em realizar compra ou venda de títulos. O nome escolhido para a plataforma foi OpenCRI.

Parceria

O projeto se deu como uma parceria com a empresa RBR Gestao de Recursos Ltda. (RBR Asset Management) – RBR, gestora de recursos com larga experiência no mercado imobiliário e mais de R$ 7 bilhões em ativos sob gestão. A empresa administra 4 fundos de investimentos imobiliários que exploram o mercado de crédito privado.