Concurso Nacional de Arquitetura para o Restauro e Modernização do

Edifício-Monumento do Museu Paulista da Universidade de São Paulo

Resultado Final do Concurso Nacional de Arquitetura para o Restauro e Modernização do Edifício-Monumento do Museu Paulista da Universidade de São Paulo

Acesse: Decisão do Recurso e Homologação da Ata da Comissão Julgadora

O anúncio dos vencedores do Concurso, considerando a apreciação do recurso apresentado e decorrido o prazo de apresentação de contrarrazões, ocorrerá às 15 horas do dia 15 de dezembro de 2017.

Recurso apresentado pela participante Nöra Comércio e Importação e Exportação de Móveis Ltda. em 07/12/2017.

Acesse: Recurso empresa NÖRA

Caso queiram, os demais participantes do Concurso devem apresentar as contrarrazões no prazo de três dias.

Conforme item 9.8.1 do Edital, foi divulgada às 17 horas do dia 4 de dezembro de 2017 a classificação final do Concurso.

Acesse: Ata da Comissão Julgadora

Acesse: Ata da Promotora - Classificação Final

Os participantes que desejarem recorrer em face dos atos do julgamento deverão manifestar a intenção de recorrer, até 24 horas desta publicação, sob pena de preclusão (item 9.8.2).

APRESENTAÇÃO



A Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) lança, com apoio institucional do IAB/SP e CAU/SP, o Concurso Nacional de Arquitetura para o Restauro e Modernização do Edifício-Monumento do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Inaugurado em 7 de setembro de 1895, o Museu Paulista é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo. Localizado no conjunto do Parque da Independência, tem sua sede no Edifício-Monumento projetado no final do século XIX por Tommaso Gaudenzio Bezzi e tombado pelos órgãos de patrimônio nas instâncias municipal, estadual e federal.

A necessidade do restauro, modernização e ampliação do Museu Paulista é notória e reconhecida pela Universidade de São Paulo, bem como pela comunidade de profissionais de museus e do patrimônio, como condição fundamental para que a instituição possa cumprir de forma atualizada suas responsabilidades pela preservação e ampliação de seus acervos museológicos, para dar melhores condições de visitação ao grande público e acesso mais adequado às atividades acadêmicas e culturais. Nos últimos 10 anos foram realizados estudos de viabilidade com esse fim, mas dada a escala e complexidade da intervenção, não lograram prosseguimento.

Este Edital tem como objeto a seleção, premiação de estudo preliminar e subsequente contratação para a elaboração dos projetos executivos completos de restauro e modernização do Edifício-Monumento do Museu Paulista, pertencente à Universidade de São Paulo.

No que se refere à modalidade de contratação, os Concursos são oportunidades para avanço no debate, na pesquisa e na prática da arquitetura e da engenharia. Alinhados aos preceitos da Universidade, permitem a emergência de novos conceitos e soluções, e o resgate de saberes e processos tradicionais de construção, resultando em melhores soluções de intervenções e qualidades espaciais.

Deste modo, como estímulo ao avanço no pensamento e na prática da arquitetura, do restauro e da engenharia, é mais que desejado que seja realizado um concurso de projetos para o restauro e modernização desse edifício histórico de grande relevância, que ocupará um lugar de destaque nas celebrações do Bicentenário da Independência em 2022.

Bom trabalho a todos os participantes!

Prof. Arq. Marcelo de Andrade Roméro

Coordenador Geral do Concurso