A área onde situa-se hoje o bairro da Liberdade era um local de intensa produção através de mão de obra escrava. Com a proibição da escravidão e proclamação da independência o bairro ficou conhecido como "Liberdade".
A busca por imigrantes para suprir uma antiga mão de obra foi o que incentivou a chegada dos japoneses que se instalaram primeiramente nas áreas rurais. Com o propósito de melhor as condições de vida, que eram precárias no campo, muitos deles passaram a ir para o centro da cidade concentrando-se no bairro da Liberdade.
Muitos japoneses passaram a investir no comércio sendo uma das principais fontes de renda familiar. Assim, criava-se uma comunidade japonesa, conservando língua e elementos culturais. Com o tempo, o bairro passou a receber imigrantes chineses e coreanos tornando-o o bairro simbólico para a cultura oriental.
_____________________________________________________
Assim, com a forte caracterização cultural do bairro, bem como o ganho de popularidade dos restaurantes, bares, cinema e comércio no geral, o bairro passou a atrair brasileiros e até mesmo pessoas do exterior que passaram a querer conhecer a região. Assim, fortaleceu-se o turismo na região, incentivando o processo de capitalização com aumento de lojas características, hotéis, prédios mais altos, instalação de elementos urbanos como o "portal" e os simbólicos postes.
_____________________________________________________________________________________
O documentário a baixo "História da Liberdade" realizado em parceria com a prefeitura de São Paulo, além de retomas as informações anteriores possui trechos de entrevistas com moradores e empresários, antigos e novos que desenham no imaginário o histórico da região através de suas experiências.