Apresentação
Apresentação
O Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural (LACAPC) é um espaço interdisciplinar dedicado à aplicação de métodos científicos no estudo de bens culturais, arqueológicos, históricos e paleontológicos. Fundado formalmente em 2017, o LACAPC dá continuidade a uma longa trajetória de pesquisa iniciada em 2002 pela Profa. Dra. Márcia A. Rizzutto no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no âmbito do Grupo de Física Aplicada com Aceleradores. Desde então, o laboratório tem contribuído significativamente para o avanço das ciências aplicadas ao patrimônio cultural.
Nosso objetivo é oferecer infraestrutura e expertise para atender às diversas demandas de pesquisa sobre objetos do patrimônio histórico e cultural, com ênfase em materiais provenientes de coleções de museus paulistas. Para isso, contamos com um conjunto avançado de equipamentos de análise, incluindo dispositivos portáteis que permitem investigações “in situ” de maneira não destrutiva ou minimamente invasiva.
Localizado atualmente no Edifício Oscar Sala do IFUSP, o LACAPC conta com um espaço ampliado que favorece a realização de estudos aprofundados em caracterização de materiais, podendo contribuir para o diagnóstico de conservação e o desenvolvimento de estratégias de preservação. Nossa abordagem combina técnicas espectroscopicas e de imageamento, possibilitando a análise detalhada de objetos de diferentes contextos históricos e culturais.
O LACAPC também se dedica à promoção de parcerias com museus, instituições de pesquisa e gestores de acervos, atuando como um polo de ensino, pesquisa e extensão. Nosso compromisso é com a valorização do patrimônio cultural e com o avanço da ciência aplicada, contribuindo para o entendimento, preservação e celebração da história dos bens culturais por meio de uma abordagem científica.
Laboratório
Entrada do laboratório LACAPC. Foto: G. Osés e J. Bittencourt.
Sala principal do LACAPC. Foto: G. Osés e J. Bittencourt.
Sala principal do LACAPC. Foto: G. Osés e J. Bittencourt.
Sala principal do LACAPC. Foto: G. Osés e J. Bittencourt.
Sala escura de fotografias do LACAPC. Foto: J. Schenatto.