A Vila Romana é um bairro situado na região oeste da cidade de São Paulo, cuja origem remonta a um passado agrícola e posteriormente industrial. Atualmente, suas ruas largas (algumas ainda de paralelepípedos), imóveis antigos e galpões deteriorados são alguns dos remanescentes da história de origem do bairro.
A Vila Romana deve muito de sua ocupação à imigração italiana, fenômeno esse inserido em um contexto de industrialização e implementação da ferrovia. Essa processo atribuiu ao bairro grande influência cultural, assim como determinou um processo de loteamento de antigas chácaras que atendessem à demanda habitacional operária. O próprio nome do bairro é uma homenagem à cidade de Roma, assim como muitas de suas ruas receberam nome de heróis romanos.
O bairro é hoje considerado uma região de classe média-alta, em acelerado processo de transformação. A desindustrialização e o Plano Diretor Estratégico de São Paulo de 2013 e 2023 contribuíram para abertura de novas frentes de expansão imobiliária sobre os antigos lotes industriais e operários, situados em uma região relativamente bem provida de equipamentos de cultura e saúde. Sendo assim, inaugura-se um novo processo de gentrificação que ameaça a preservação da memória coletiva do bairro.
RECORTE GEOGRÁFICO