Responsabilidade Social
Ronaldo Caprecci | caprecci@usp.br
Ligiana Damiano | ligiana@usp.br
Sob a coordenação da DVATCOM, funcionários, docentes, alunos e voluntários realizaram a Campanha Viver o Natal do campus "Luiz de Queiroz", empenhados em promover uma grande ação social para arrecadação de "kits" ou sacolas natalinas com gostosuras, brinquedos e itens de higiene para crianças, jovens e adultos atendidos por instituições e projetos filantrópicos da cidade de Piracicaba.
Como foi o nosso envolvimento nesta ação?
Esquenta de Natal
A manhã do dia 26/11 começou em clima de natal com a distribuição dos panfletos da campanha para arrecadação de panetones e bombons e a chegada do Papai Noel (“Leitão”, funcionário do USP Recicla) na entrada do campus, conduzido pelo motorista do OPALA vermelho (Prof. Ciro Righi do Depto. de Ciências Florestais) e as suas assistentes (equipe da DVATCOM).
Além do Restaurante Universitário e Restaurante dos Docentes, o tour pelo campus incluiu a Biblioteca Central como ponto de parada e encontro com o Grupo Vocal “Luiz de Queiroz” que, conduzido pela maestrina Cintia Pinotti, entoou lindas músicas deixando emoção e alegria por onde passou.
É sempre muito bom poder assistir às apresentações do coral e ouvir suas belas canções, principalmente nesta época de Natal. Participamos também do registro fotográfico e filmagem, para preservar na memória da DIBD estes momentos tão descontraídos de interação entre funcionários e alunos.
Arrecadação
A equipe da DIBD foi ponto de coleta das doações do campus para a instituição CAPHIV, além da coleta de panetones e bombons para os funcionários terceirizados, totalizando 52 sacolas.
Entrega às instituições CACC e CAPHIV
Isto aconteceu no dia 12/12. Uau! Foi comovente ver tanta felicidade ao chegarmos com o ônibus da USP cheio de doações, principalmente no CAPHIV onde tivemos contato direto com os pacientes e percebemos o quanto eles necessitam de mantimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza.
Quais foram os resultados?
Ao final da campanha foram doados 509 kits às instituições atendidas:
Centro de Doenças Infecto Contagiosas - CEDIC: 25
Centro de Apoio à Criança com Câncer - CACC: 18
Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/AIDS - CAPHIV: 50
Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual - AVISTAR: 51
Cooperativa do Reciclador Solidário: 32
Reciclador da Coleta do Campus: 5
Obra de Maria - Morador de Rua: 100
Limpadora da ESALQ/CENA/PUSP-LQ: 112
Funcionários terceirizados da Limpadora, Parques e Jardins: 3
Vigias Terceirizados: 113
Além das sacolas, foi possível doar um bolo para a confraternização do Jantar do Morador de Rua (150 pessoas), além de alimentos para o Grupo Obra de Maria.
Por isto, em nome da DVATCOM, nossa equipe agradece as doações recebidas de docentes, funcionários, aposentados e o empenho dos Serviços, Divisões e Departamentos da ESALQ, CENA, Prefeitura do Campus, CeTI-LQ, além da FEALQ, CEPEA, PECEGE, ESALQLog, IPEF e Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade.
O envolvimento e a disponibilidade de todos fizeram muita diferença!
E depois do Natal, ainda é possível doar?
Sim! Esperamos que as doações continuem!
Queremos relembrar você, colega voluntário, que a doação mensal de leite para as crianças atendidas pelo CACC é uma necessidade constante. Doe pelo menos 1 litro de leite por mês! Muitas vezes, a assistente social responsável não consegue atingir a quantidade para suprir a demanda das pessoas carentes que recebem este auxílio; então, se mais pessoas colaborarem, não faltará leite para esses pacientes.
As campanhas e ações de voluntariado são tão importantes para as entidades e pessoas necessitadas quanto são para nós, colaboradores. Fazem bem para a alma, são muito gratificantes.
Por isso, nossa equipe de Responsabilidade Social agradece a você que participou conosco durante todos estes anos da Campanha Viver o Natal, dentre tantas outras que já realizamos juntos.
Dentro do possível, esperamos continuar nos envolvendo, porque nossas pequenas atitudes fizeram e ainda farão grande diferença na sociedade.
Queremos continuar promovendo ações solidárias para a comunidade do entorno, sempre reconhecendo o valor do seu gesto de amor ao próximo!