Márcia Saad | mrmsaad@usp.br
Cientes da importância da ferramenta Scopus e da necessidade de ampliar nosso conhecimento e capacitação, iniciamos em setembro o projeto para identificação dos perfis dos professores, pesquisadores e pós-graduandos, que juntos formam o conjunto da produção intelectual da Unidade ESALQ.
A ideia inicial era apenas levantar os chamados “perfis órfãos”, resultado da não identificação dos respectivos nomes dos autores nas publicações indexadas. Mas, diante da demanda de avaliações por parte dos programas de pós-graduação e a pedido da diretoria, complementamos o projeto de forma a construir listas para cada programa, departamento, todo e qualquer professor, pesquisador, incluindo agora pós-doc e técnicos especializados em laboratório.
O andamento do trabalho foi compartilhado em reunião do Conselho Técnico e Administrativos da Escola e as listas por programa, foi encaminhada ao Presidente da Comissão de Pós-graduação, Prof. Fernando Cônsoli. A lista por departamento foi encaminhada ao Prof. Milan, Presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio, depois de uma apresentação dirigida a ele a ao grupo do Siesalq responsável pela captação de dados quantitativos da produção ESALQ.
Como temos correções a fazer nos perfis de alguns professores, ainda não enviamos a lista para cada um, individualmente, mas pretendemos fazer no início do próximo ano, garantindo que todos recebam seus perfis com a respectiva produção, citações, percentis, impacto das citações, índice H, etc.
Esta é uma atividade da qual a Biblioteca não pode abrir mão de liderar, contribuindo para o desdobramento de diversas métricas, que a partir do trabalho realizado, pode ser analisado no nível estratégico das comissões da alta administração da ESALQ.