Kátia Ferraz | katia@usp.br
Foi com muita alegria que recebi o convite do aluno Rodrigo Moreira dos Santos, presidente do Centro Acadêmico – CAEF para participar da II Semana de Engenharia Florestal da ESALQ.
O aprendizado na área de gestão de projetos extrapolou mais uma vez os muros da DIBD para ser compartilhado com pessoas interessadas no assunto e que voluntariamente nos procuraram. Desta vez, o interesse partiu de nossos alunos de graduação, o que fortalece os nossos vínculos e ressalta a importância dessa relação entre bibliotecário e público alvo.
A experiência foi muito enriquecedora, porque pude contar com a colaboração dos organizadores do evento, Rodrigo, Fernando H. da Silva e Bruno H. Guastala e dos participantes da Semana. Fizemos uma dinâmica interessante, aliando a explanação sobre os conceitos de gerenciamento de projetos disseminados pelo PMI (Project Management Institute), com a utilização da ferramenta Canvas, como didática para a atividade e com a seleção de um tema da área florestal, o que tornou o assunto mais atraente.
Simulamos um planejamento com todos os itens pertinentes a essa fase. Eu apresentei as questões e os participantes, as respostas, que foram transcritas para um cartaz impresso (esquema Canvas), para que em seguida, pudéssemos comentar os itens abordados.
Ao término da explanação, recebi com carinho alguns presentes que juntamente com o momento agradável que passei com os participantes do evento serão guardados nas boas lembranças da minha vida profissional que carrego comigo.
Após a apresentação, perguntei ao Rodrigo, presidente do CAEF qual foi o motivo para a escolha do tema “Gestão do Projeto” no evento e ele comentou:
"Percebemos a grande importância do assunto no mercado de trabalho. Muito provavelmente realizaremos diversos projetos no futuro como profissionais. Como você mesma nos ensinou, podemos fazer um projeto para quase tudo que é novo e que gostaríamos de obter um resultado. Tendo em vista isso e a nossa realidade em sala de aula, que pouco aprendemos, sobre como fazer um projeto em si, pensamos que seria de grande valia termos um espaço para esse tipo de atividade. Dessa forma, aprendemos algo novo que poderá ser usado em diversas ocasiões e carreira e ainda pudemos ter uma pausa nos conteúdos das matérias para ver algo novo".
Agradeço ao Rodrigo, Fernando e Bruno pelo convite e pela oportunidade de falar um pouco sobre a minha experiência em gestão de projetos
Na minha opinião, não há nada mais gratificante do que poder compartilhar o nosso aprendizado, agregando valor a todos que participam. Como diz o Prof. Zilmar Z. Marcos: “Um profissional quando quer dinheiro, o obtém de outros; quando deseja poder, o consegue a partir da dominação do outro, mas o conhecimento não se tira de ninguém, ele só se multiplica”.