Kátia Ferraz | katia@usp.br
Dia 30/10/18, Ligiana me convidou para participar de um treinamento sobre “Linguagem e inter-ação: as dimensões comunicativas da exposição oral”, ministrado por Ligiane Segredo, docente da Unimep, durante a aula LAN 0132 – Informação Científica, da Prof. Daniela F. Maffei.
Foi uma oportunidade para aprender e obter muitas dicas sobre o assunto, como também validar alguns conceitos estudados, que coincidentemente constam do nosso manual de postura de atendimento em fase de reedição.
A palestrante comentou sobre a diferença entre a linguagem acadêmica e a coloquial com suas ramificações e dimensões, reforçando a relevância da seleção de informações para diferentes públicos. O que a meu ver, reforça a importância do comprometimento exigido do profissional, principalmente daquele cujas relações interpessoais são inerentes às suas atribuições e àqueles que trabalham diretamente com exposições orais.
Achei relevante a abordagem que ela fez sobre o planejamento para o processo da comunicação e o compartilhamento do conhecimento, onde deve haver troca e interAção entre os envolvidos ao invés da simples transferência do saber.
A docente abordou desde a estrutura de apresentação do conteúdo a ser explanado, o tempo adequado ao que foi selecionado sobre o tema, o local, as fontes consultadas (profundidade e credibilidade do assunto), a forma de exposição até a expertise do profissional. Reforçou que o palestrante deve ter atenção e percepção para atrair o público alvo, bem como, compreender a abrangência do processo de comunicação oral.
Em relação à postura profissional, observei que os itens comentados estão em concordância com o conteúdo de nosso estudo sobre o tema, me deixando bastante satisfeita com o trabalho que desenvolvemos aqui na biblioteca e convicta de que estamos no caminho certo.
Valeu a pena participar.!
Prof. Ligiane Segredo