Kátia Ferraz | katia@usp.br
Vilma Zeferino | vilma.zeferino@usp.br
Nós não poderíamos deixar de compartilhar com vocês, o término da 2ª edição do Manual de Postura de Atendimento da DIBD. Afinal foi um projeto idealizado em 2016, com muito foco, concentração e empenho da equipe, levando em conta a sua importância.
Uma publicação criada inicialmente para direcionar a equipe da DIBD a um atendimento de excelência, sendo utilizado para a dinâmica de um treinamento interno, extrapolou os muros da biblioteca e nos surpreendeu.
A edição original que foi elaborada sem muitos recursos para sua diagramação, obteve assim mesmo 7.994 visualizações, mais de 221 downloads, sendo compartilhado em vários sites, indicado como referência para trabalhos acadêmicos, ensino à distância, universidades, concursos públicos e até mesmo tendo o artigo apresentado no SNBU, dentre o que conseguimos acompanhar.
Tal repercussão e utilização somada à importância do assunto, não somente para a DIBD como para outras bibliotecas e organizações, e também por poder contar com mais ferramentas para a criação de seu layout fez com que a equipe se motivasse para reeditá-lo.
Nesta nova edição houve o acréscimo de outros tipos de atendimento, com dicas para redes sociais, internet, para o uso de espaços compartilhados, conduta para reuniões e atenção ao cliente interno, cuja satisfação impacta em sua produtividade e no serviço oferecido ao cliente externo.
O conteúdo inclui as práticas bem sucedidas relacionadas à postura do atendimento que foram extraídas de bibliografias técnicas, buscando o atendimento de qualidade. Os “pecados” do atendimento também foram repetidos da edição original, pois as atitudes inadequadas, aparentemente óbvias, são muitas vezes, por força do hábito, desprezadas, impedindo a atenção necessária para que sejam evitadas.
As ilustrações, embora diferentes, foram mantidas para que o assunto pudesse ser tratado com leveza, a linguagem simples, com exemplos do cotidiano foi utilizada para que os diversos públicos compreendam com mais facilidade a mensagem, uma vez que aproxima os interessados à realidade do atendimento no ambiente de trabalho.
Para reforçar os conceitos apresentados, alguns personagens foram criados pelo Silvio. São eles:
Cada qual tem uma atribuição, mas vocês terão que ler o manual para saber.
Até o mês de maio de 2019, os ajustes da publicação terão sido realizados e o manual estará disponível, inclusive para os colegas do Sistema de Biblioteca, que tem evidenciado o interesse pelo tema abordado.
Nós autoras participamos recentemente de palestras sobre o assunto, onde pudemos perceber que o conteúdo abordado em 2004, data da 1ª edição, continua atual e de interesse geral.
Aguardem!! Vale a pena!