Ligiana Damiano | ligiana@usp.br
Tudo começou com a convocação para uma reunião virtual recebida da coordenadora do Grupo de Referência e Atendimento ao Usuário do SIBi e bibliotecária da FO/USP, Vania Martins Bueno de Oliveira Funaro, realizada no dia 12/07/18, cuja pauta tratou do estabelecimento de um padrão mínimo para os serviços de referência das bibliotecas do sistema, com expectativas de:
Compartilharmos ainda mais o know-how adquirido pelas equipes das unidades;
Reunirmos voluntários para atuarem como agentes multiplicadores nas frentes de capacitação do SIBiUSP;
Aumentarmos a participação das equipes de atendimento em workshops e treinamentos;
Atualizarmos as equipes no uso das novas ferramentas de apoio ao pesquisador.
Sendo assim, logo após a discussão das propostas para o funcionamento do grupo e, mediante a necessidade de indicação de novos membros para que pudessem somar esforços e trabalhar de forma compartilhada, aceitei o convite para participar deste Grupo de Trabalho do SIBiUSP.
E, desde então, tenho representado a ESALQ nas reuniões on-line (via sala virtual do Skype e e-mail do Grupo), interagindo com os membros das demais unidades e compartilhando as decisões por meio de um breve relatório para acompanhamento da chefia da DIBD.
Em atenção às prioridades identificadas anteriormente em enquete feita junto às bibliotecas do sistema, os resultados apresentados para esta nova fase do trabalho se deram no formato de promoção de eventos especialmente direcionados para a capacitação das equipes da capital e interior, conforme o cronograma:
Treinamento em Mendeley
Objetivo: Capacitação no gerenciador de referências gratuito e rede social acadêmica que ajuda a organizar a pesquisa, referências e citações, e a colaborar com outras pessoas em redes de pesquisadores.
Realizado em 21/08/18 na FFLCH/USP, ministrado por Eudes de Pádua Colodino (CQ/USP) e em 04/09/18 na EESC/USP, por Thais Moraes (ESALQ/USP).
Curso sobre Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente
Objetivo: Conscientização profissional dos colaboradores das Bibliotecas do SIBi, abordando principalmente os seguintes tópicos: atendimento ao cliente (presencial, telefônico e on-line), postura profissional, mapeamento de processos e critérios para uma política de atendimento. Disponível no youtube.
Realizado em 01/10/18 na FO/USP e em 08/11/18 no Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto, ministrado pela Profª. Adriana Souza (FESPSP).
Curso sobre Circulação e Empréstimo
Objetivo: Troca de experiências com sugestões de melhoria para os procedimentos adotados pelas equipes. Os objetivos específicos trataram do Módulo Circulação do ALEPH, abordando as categorias de usuários e empréstimos e as configurações para gerar relatórios nas interfaces GUI e Web.
Realizado em 13/11/18 na ESALQ/USP e em 27/11/18 na FFLCH/USP, ministrado por Eudes de Pádua Colodino (CQ/USP) e Ricardo Amaral (DT/SIBiUSP).
Ao final desta intensa agenda de compromissos, a sensação de “dever cumprido” é muito grande. Para nós, integrantes do Grupo, a palavra SENSACIONAL define este resultado alcançado!
Por isto, agradecemos a todos que se deslocaram para participar dos eventos, em especial à equipe de atendimento da DIBD, que compareceu “em peso” no treinamento oferecido no auditório da Biblioteca Central, enquanto os colegas dos demais processos fizeram a cobertura do balcão, serviço de cópias e referência.
O Robson, bibliotecário de referência da USP de Ribeirão Preto e integrante do GT, nos enviou um recadinho:
“Parabéns ao pessoal de Piracicaba, pela acolhida e agradeço pelo Eudes, que também gostou muito de mais essa experiência”.
Registro também a minha admiração pelos membros do GT Referência que se empenharam na organização dos encontros: Adriana Almeida Barreiros (CQ), Eduardo Graziosi Silva (EESC), Robson de Paula Araújo (BCRP) e Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro (FO), que ficou bastante satisfeita com o evento em Piracicaba. Vejam a mensagem:
“Bom dia a todos. Ontem foi o maior show. Dupla Eudes e Ricardo foram sensacionais. O modo como resolveram fazer o treinamento foi fantástico. Agradeço a todos os envolvidos. Vamos repetir a proeza dia 27.11 na FFLCH”.
Sem dúvida, o aprendizado, a aplicabilidade e a integração com colegas de outras unidades foram os pontos fortes de todo o trabalho realizado.
E, para quem aproveitou esta oportunidade para refletir no aprendizado que o ano de 2018 nos ofereceu, ficam as questões:
- O que vou parar de fazer?
- O que vou continuar fazendo?
- O que vou começar a fazer?
Aguarde! Outros temas estão por vir e serão abordados pelo GT no próximo ciclo de treinamentos.