Isabel Chaddad | isabel.cristina@usp.br
Roseli Barros | rosebarros@usp.br
Nos dias 25 e 26 de outubro, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em parceria com o Museu Paulista, Instituto de Estudos Brasileiros, Centro de Preservação Cultural e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, realizou o I Encontro de Conservação Preventiva de Acervos: qualidade ambiental de áreas de guarda de acervos.
O Encontro ocorreu na sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana e foi restrito a docentes, funcionários e estagiários de museus, arquivos e bibliotecas da USP.
Nesta primeira edição, o foco foi nas questões de qualidade ambiental de espaços destinados à conservação de acervos e coleções, e teve como objetivo analisar as condições desses espaços e identificar práticas para mitigação dos principais problemas, estimulando o estabelecimento de uma rede de profissionais e instituições que atuam na preservação do patrimônio móvel da Universidade.
A conservação dos materiais que compõem os acervos museológicos, arquivísticos e bibliográficos depende muito das condições climáticas do ambiente onde esses acervos estão armazenados. Altos índices de umidade relativa, temperatura, poluentes e oscilação desses fatores podem acelerar os processos de degradação e causar danos irreversíveis às coleções.
Além dos riscos de graves acidentes como incêndios que podem significar a perda da totalidade de uma coleção.
Na USP, além dos acervos e coleções de unidades, que muitas vezes carecem de pessoal especializado e infraestrutura adequada, os museus estatutários e institutos especializados também têm dispensado muito estudo e atenção ao desenvolvimento de pesquisa, e à criação de práticas de controle climático e adaptação de espaços que, de forma sustentável e efetiva, garantam a integridade física dos acervos em longo prazo.
Eventos como esse são muito bem vindos, pois esse tema jamais deverá ser esquecido. Que o trágico incêndio, que acometeu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro no mês de setembro, leve as autoridades a repensar sobre a importância da preservação dos acervos históricos e o valor inestimável que tem uma coleção.
Agradecemos a Comissão Organizadora pela iniciativa e esperamos que novas edições sejam realizadas!
Biblioteca Brasiliana