DESAPEGA

motivação

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural [1], o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores no período de 2015 a 2019. Esse resultado apresenta uma tendência de diminuição de leitura pela população brasileira. Cerca de 19% dos participantes do estudo apontaram problemas relacionados ao acesso aos livros.

Assim, um sistema que apoie esse acesso se mostraria extremamente relevante na atualidade, visto que a leitura habitual oferece novos conhecimentos e dissemina o lazer e a cultura de forma geral às pessoas.

OBJETIVO

O objetivo do projeto é criar um sistema para celular, denominado “Desapega”, que visa facilitar acesso a obras literárias, por meio de doações e trocas de livros usados. Como apoio aos acessos, o sistema oferece funções de recomendação e resenhas de livros.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Enactus USP, uma organização estudantil sem fins lucrativos vinculada à USP.


METODOLOGIA

O trabalho adotou um ciclo de desenvolvimento de projeto baseado no modelo Cascata seguindo as fases tradicionais, ou seja, Especificação, Análise, Projeto, Implementação, Testes e Implantação.

Inicialmente, as necessidades do cliente, Enactus USP, e as prioridades para o sistema foram levantadas. A arquitetura do sistema adotada é do tipo Cliente-Servidor, considerando interfaces de celular para interação dos usuários com o sistema, um servidor e um banco de dados para armazenamento e controle de dados. Foi utilizado o padrão MVC (Model-View-Controller).

Demonstração - Projeto Desapega.mp4

RESULTADOS

Veja ao lado a demonstração prática do projeto!

integrantes

Gabriel Brogota Lobo Durante

Rafael dos Santos Afonso

Vinícius Freire de Oliveira Borges

Professor orientador

Prof. Dr. Kechi Hirama