A minha área de pesquisa está relacionada a protocolos de comunicação e segurança de redes voltadas a IoT/aplicações.
Faço parte do Centro de inovação em redes 5G e inteligência artificial (https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/117550/centro-de-inovacao-em-redes-5g-e-inteligencia-artificial/), que está em fase de contratação. Nesse projeto, tem questões de rede 5G e 6G para explorar, bem como algumas ideias de wifi/mwave-sensing ligadas a aplicações urbanas e de agricultura de precisão, além da possibilidade de otimizar protocolos de comunicação especialmente voltados a comunicação M2M.
Participo do projeto Plataforma IAsmin (https://plataformaiasmin.org.br/) na linha de Segurança Cibernética, com temas relacionados a (i) proteger as comunicações no nível de sensores, atuadores e gateways de IoT; (ii) identificar e mitigar situações de ataque contra redes de sensores.
Inteligência artificial aplicada à internet das coisas: novas tecnologias para comunicações
Este projeto é financiado pela FAPESP Processo 2022/07523-8 no Convênio/Acordo: CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa em colaboração com o Prof. Dr. Prof. Renato Mariz de Moraes (UFPE).
Vigência: 01 de novembro de 2022 a 30 de abril de 2025.
Resumo: Diferentemente das redes de computadores tradicionais (com fio), as redes ad hoc não possuem infraestrutura disponível e os próprios nós devem realizar o trabalho de roteamento e repasse de pacotes, e têm também que coordenar o acesso ao meio comum de comunicação. Dentre os casos específicos destas redes destacam-se as redes de sensores sem fio cujas aplicações fazem parte das redes IoT (Internet of Things). Assim, este campo de estudo apresenta problemas desafiadores de escalonamento, coordenação, controle e eficiência na comunicação da rede, e possui ainda várias perguntas sem respostas. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é estabelecer novos protocolos para comunicações eficientes sobre longas distâncias em redes IoT e de sensores aplicando técnicas de inteligência artificial e implementá-los em plataformas reais. Os protocolos de comunicação permitirão implantar um arcabouço de redes definidas por software sobre a tecnologia de longas distâncias, de modo a prover a criação de uma rede de múltiplos saltos. Ainda, na sequência será realizado o projeto e implementação da integração das estratégias de otimização dos protocolos de comunicação e segurança exploradas neste projeto.