.
HBIM e Documentação digital do patrimônio arquitetônico moderno [2019 - 2021]
Edital Universal CNPq 2018: O objetivo da proposta é desenvolver um protocolo para documentação e registro digital do patrimônio arquitetônico moderno brasileiro, combinando técnicas escaneamento a laser e sistematização das informações em modelos HBIM, com critérios para registro BIM de diferentes fases do ciclo de vida do edifício (as design, as built e as is). Coordenador: Prof. Márcio M. Fabricio.
Casa de Vidro, São Paulo-SP [2016 - 2018]
Colaboração com o grupo ArqBras no desenvolvimento do projeto para elaboração de um Plano de Gestão e Conservação da Casa de Vidro, projetada por Lina Bo Bardi em 1951. Coordenador geral: Prof. Tit. Renato S. Anelli. Coordenador task 2: Prof. Márcio M. Fabricio. Link para o Blog do Projeto
Rede de pesquisa Inovatec-Finep [2011-2018]
Coordenação da Rede de dez instituições brasileiras de pesquisa, formada em 2011 em virtude da chamada pública da Finep relativa a desempenho na construção, finalizada em maio de 2018. Coordenador: Prof. Márcio M. Fabricio.
mt.s
Rede FINEP MORAR.TS (Habitação de Interesse Social / Tecnologia Social) [2011-2015]
Participação na rede m.ts para o desenvolvimento de estratégias para uso, manutenção e recuperação de moradias com incorporação de tecnologia social (ts). Coordenador da Rede: Luiz Carlos Pinto da Silva Filho [UFRGS]. Coordenador metas IAU: Prof. Assoc. Miguel Buzzar [IAU USP].
Análise e Avaliação da Vila Tecnológica: Pós-Ocupação [1997-1999]
Desenvolve avaliação Pós-Ocupação junto a unidades da Vila Tecnológica. O trabalho teve apoio da FINEP e foi desenvolvido entre 1997 e 1999 por um grupo de pesquisadores do departamento de arquitetura e urbanismo da EESC USP, sob coordenação dos professores Dr. Ricardo Martucci e Dr. Admir Basso.
Análise e Avaliação da Vila Tecnológica [1993-1997].
Desenvolve método integrado para avaliação de sistemas construtivos inovadores, tendo como estudo de caso a Vila Tecnológica. O trabalho teve apoio da FINEP e foi desenvolvido entre 1993 e 1997 por um grupo de pesquisadores do departamento de arquitetura e urbanismo da EESC USP, sob coordenação do Prof. Dr. Ricardo Martucci.
Organização de Empreendimentos do Ambiente Construído [Doutorado]
Lucas M. Pereira
Discussão das implicações organizacionais dos processos de projeto na qualidade da arquitetura, propondo um desenho organizacional síntese, que responda às questões de inconsistência ocasionadas pela fragmentação das práticas, ferramentas e conhecimento aplicados a esses processos.
Qualidade Habitacional: Instrumental de apoio ao projeto de moradias sociais [Doutorado]
Louise Logsdon
Desenvolvimento de um modelo de processo de projeto de habitação de interesse social, com foco na funcionalidade e na flexibilidade das unidades. Este modelo é respaldado na tecnologia BIM e compreende um conjunto de instrumentos para apoiar o projetista durante o processo.
Procedimentos para avaliação do projeto arquitetônico de edifícios de assistência à saúde
Márcio Presente de Souza
Desenvolvimento de artefatos para Codesign com usuários e demais agentes envolvidos no processo de projeto de Edifícios de Assistência à Saúde, utilizando a Modelagem da Informação da Construção (BIM), modelos físicos e de realidade virtual.
Diversidade em série: processo de projeto e tecnologias físico-digitais para customização de moradias [Doutorado]
Heliara Costa
Desenvolvimento de artefato físico digital como apoio ao diálogo entre projetista e usuário em processos de concepção projetos de arquitetura de habitações customizadas em massa, com auxílio de tecnologias BIM.
BIM e Projeto para Desmontagem: analise de ferramentas projetuais para auxílio do processo [Doutorado]
Letícia França Mattaraia Longo.
Análise do BIM para contribuição do Projeto para Desmontagem com o objetivo de facilitar decisões projetuais que facilitem a futura desmontagem do edifício, como uma alternativa à demolição. Assim aumenta as possibilidades de reutilização e reciclagem dos materiais, além de reduzir o grande desperdício e consumo de matérias-primas do setor, contribuindo com o desenvolvimento sustentável.
Modelagem de informações de infraestrutura de Cidades Universitárias [Mestrado]
Júlio C. Franco Jr.
Discussão da utilização de tecnologias de modelagem de informação voltadas a obras de infraestrutura urbana e aplicação piloto em projeto de execução de infraestrutura e pavimentação da rua 11 e do acesso sul do campus 2 - USP São Carlos.
A percepção dos moradores sobre o uso dos sistemas construtivos inovadores em habitações: uma contribuição da avaliação pós-ocupação [Tese de Doutorado].
Mena Cristina Marcolino Mendes
Projeto para a Produção de Superfícies Complexas [Tese de Doutorado].
Modelos físicos paramétricos e customização de HIS processo de projeto de edifícios [Tese de Doutorado].
Maurício Azuma
Termo de referência para gestão de projetos arquitetônicos de terminais aeroportuários regionais de passageiros [Tese de Doutorado].
André L. S. Silvestri
O usuário e o processo de projeto: Co-design em edifícios de saúde processo de projeto de edifícios [Tese de Doutorado].
Michele C. F. Caixeta