Pinheiros, o bairro mais antigo de São Paulo, está localizado na zona oeste da cidade, às margens do Rio Pinheiros. Sua história começou no século XVI, quando os indígenas tupis do campo, após perderem suas terras para os colonizadores portugueses em Piratininga, fundaram uma nova aldeia na área que hoje é conhecida como Largo da Batata, um importante centro comercial da região.
Ao longo dos anos, a área foi se desenvolvendo, por exemplo, em 1876 foi aberta a estrada que conectava Pinheiros a Santo Amaro, hoje conhecida como Avenida Faria Lima.
Entretanto, o verdadeiro crescimento da área só ocorreu com o ciclo do café no Brasil, entre o final do século XIX e o início do século XX. Durante esse período, surgiram as primeiras padarias do bairro, uma linha de bondes que o ligava ao centro da cidade e o Mercado de Pinheiros, onde produtores locais e das redondezas vendiam mercadorias, sendo a batata um dos produtos principais, originando assim o nome Largo da Batata.
Terminal de ônibus no largo da Batata, em Pinheiros, no ano de 1991.
Fonte: https://www.saopauloinfoco.com.br/bairro-de-pinheiros/
Largo de Pinheiros, década de 60.
Fonte: https://www.saopauloinfoco.com.br/bairro-de-pinheiros/
A criação dessas instituições, juntamente com o avanço da infraestrutura de transportes, serviços de água e eletricidade, impulsionou ainda mais o desenvolvimento do bairro. Com o tempo, Pinheiros se consolidou como um dos principais bairros de São Paulo, com um comércio amplo e variado, incluindo lojas de roupas, calçados, móveis, alimentos e bebidas, além de bancos. O bairro também se tornou conhecido por sua vibrante cena cultural, com bibliotecas, livrarias, bares, casas noturnas, feiras de arte e antiguidades, academias de dança, entre outros.