Grupo de trabalho

Edimilson Rodrigues dos Santos Junior: Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental na Escola de Engenharia de São Carlos (PPGSEA - EESC/USP) com pesquisa na área de Instrumentos de Política Ambiental. Formou-se em Engenharia Ambiental na mesma instituição. Participou de diferentes projetos de pesquisa e extensão, com temáticas gerais envolvendo tecnologias sociais, saneamento rural, urbanismo, habitação social e meio ambiente, com destaque ao Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA - USP); à Cartilha da Cidade (IAU USP); e ao Grupo de Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo (PexURB - IAU/USP). Além disso, também foi parte da equipe de Embaixadores de Saúde Planetária 2021 através do Instituto de Estudos Avançados da USP. Atualmente é membro da equipe técnica de especialistas em mapeamento de áreas urbanas do Brasil através da plataforma Mapbiomas.org.

Giovanni de Oliveira Conceição: Estudante do curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). É bolsista no projeto PUB “Uso de ferramentas de comunicação para fomento de uma agenda local de Saúde Planetária: práticas e alternativas para o caso de São Carlos (SP)”, que mapeia agentes locais aliados às práticas de saúde e divulga suas atividades dentro do podcast Agenda Ambiental em Debate. Participa também como embaixador do Programa Brasileiro de Embaixadores de Saúde Planetária do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA-USP.

Heloisa Alexandre Cizeski: Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), onde desenvolve seu trabalho na linha de pesquisa Territórios e Cidades: Transformações, Permanências e Preservação, contando com o financiamento da CAPES. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (LEAUC), atuante na linha de pesquisa Conformações Espaciais Urbanas. Integrante da Comissão Organizadora do Ciclo de Cinema e Debate Urbanidades; editora da Revista Posto 68; e integrante dos projetos: Br Cidades Núcleo Maringá (PR) e Agenda Ambiental em Debate (podcast).

Kauane Fanuse Fialho: Aluna do curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Participou de projetos de cultura e extensão, através do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Universidade de São Paulo, voltados a educação ambiental pelo Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA - USP) e economia solidária pela Equipe de Trabalho e Promoção a Economia Solidária (ETAPES - USP). Também foi membro e coordenadora do núcleo de sustentabilidade da Semana da Engenharia Ambiental (SEA - USP). Hoje atua como bolsista PUB do podcast Agenda Ambiental em Debate. 

Moisés da Silva Vital: Graduando em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), em que atualmente está no terceiro ano do curso. Foi bolsista em projeto PUB com temática da Saúde Planetária associada com a comunicação e fomento de uma agenda pública para São Carlos, além de ter participado da comissão da XVIII Semana da Engenharia da EESC. Tem interesse na área de saneamento, recursos hídricos e educação ambiental.

Nely Vitoria Santana da Frota: Graduanda em engenharia ambiental pela USP - Universidade de São Paulo, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Realizou projeto de iniciação científica na área de erosão hídrica. Já foi membro do grupo de extensão universitária GEISA - Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais, atuando no projeto de educação ambiental do grupo e da SAPA - Secretária Acadêmica Pró-Ambiental do curso de engenharia ambiental da EESC-USP. Atualmente, participa do podcast Agenda Ambiental em Debate. 

Orientador do projeto

Prof. Assoc. Marcelo Montaño (EESC/USP): Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2005), pós-doutorado junto à Universidade de Liverpool (2015) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2016). Seu background inclui, ainda, um curso não finalizado de bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos. Professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP desde 2008, é responsável pelas disciplinas Instrumentos de Política Ambiental, Impactos e Adequação Ambiental, Sistemas de Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental, e Gestão Ambiental para Engenheiros. É orientador credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, onde desenvolve pesquisas na área de Instrumentos de Política Ambiental com ênfase para a Avaliação de Impacto Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica. Tem experiência em projetos na área de Engenharia Ambiental (licenciamento e avaliação de impacto ambiental; estudos de impacto ambiental; planejamento e gestão ambiental) e na estruturação de sistemas de Avaliação de Impacto Ambiental e licenciamento. Tem vasta experiência em projetos de extensão de natureza aplicada (transferência de tecnologia à comunidade e instituições de meio ambiente na esfera pública) e colegiados de meio ambiente (Comitê de Bacia Hidrográfica, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) e como assessor de ONGs, Ministério Público e Judiciário na mediação de conflitos de natureza ambiental. Seus interesses de pesquisa recaem sobre os mecanismos que atuam no processo de tomada de decisão e inserção da variável ambiental nos projetos de desenvolvimento, com foco na influência da AIA e da AAE na promoção da sustentabilidade ambiental.