Arquitetura

Descrição

Criar uma arquitetura de comunicação distribuída coerente e eficiente entre os componentes do sistema. Este componente tem o propósito de compreender diferentes maneiras de organização e comunicação que uma arquitetura de microsserviços permite, para identificar a melhor forma de prover os serviços e integrar as partes que compõem a assistente pessoal, levando em consideração onde deve ocorrer o processamento de cada parte do sistema. Além disso, outros aspectos que devem ser considerados: a comparação de diferentes arquiteturas que podem ser adotadas no desenvolvimento, a modelagem de negócios para melhor funcionamento do sistema e testes de integração dos microsserviços.

Estado atual

Realizamos uma extensa pesquisa bibliográficas relacionadas a arquitetura de microsserviços, com o objetivo de compreender os seguintes pontos sobre microsserviços: definição, vantagens e desvantagens, modelos, armadilhas e integração. Pesquisa sobre integração dos microsserviços. Entendimento sobre comunicação assíncrona modelos orquestrados ou coreografados; análise de determinadas decisões durante a criação de integr ões que podem afetar o comportamento de microsserviços, anulando seus benefícios

Próximos passos

Pretendemos pesquisar e utilizar os serviços de integração contínua oferecidos por plataformas de repositórios de código aberto (como GitLab) para facilitar o desenvolvimento, execução de testes automatizados e manutenção do código. Ao final do projeto, pretende-se executar um experimento com todas as partes da A.D.A. funcionando concomitantemente e a assistente funcionando de forma completa. Durante o experimento coletaremos medidas de latência na comunicação entre os componentes para comparar com o desempenho de outros assistentes virtuais.

Pesquisadores envolvidos

Graduação em andamento em Ciência da Computação, USP, Brasil

Graduação em andamento em Sistemas de Informação, USP, Brasil