Estudantes de Iniciação Científica - Graduação: Bolsistas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PROBAICITExt/ USF, FAPESP e voluntários.
Estudantes de Iniciação Científica - Ensino Médio: Bolsistas PIBIC-EM/CNPq, PROBAICITExt-EM USF e voluntários.
Mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS): Ciências da Saúde, Ciência de Dados em Saúde, Educação e Psicologia.
Estudantes: cursos de graduação, MBA, especialização e residência multiprofissional.
Docentes e colaboradores: graduação, especialização, residência multiprofissional e programas de pós-graduação e colaboradores.
Estudantes de Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos, estudantes de graduação e cursos de especialização, docentes de graduação, pós-graduação, profissionais e interessados de outras instituições que pretendem participar do evento com o envio de resumos e apresentação de trabalhos.
Estudantes de Iniciação Científica: Bolsistas e voluntários da USF deverão submeter o resumo de suas pesquisas com a indicação de um docente orientador entre os autores. Realizar a inscrição obrigatoriamente na opção “Comunicação Oral”, ou seja, a apresentação acontecerá em ambiente virtual, por videoconferência, em forma de slides, no dia e horário indicados no gradeamento. O tempo previsto para as apresentações é de no mínimo 5 e no máximo 7 minutos.
Estudantes: Graduação, especialização, residência, mestrado, doutorado, podem submeter o resumo de suas pesquisas, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), projetos extensionistas, trabalhos integradores e pesquisas independentes, neste caso, com a indicação de um docente orientador entre os autores. Realizar a inscrição optando por “Comunicação Oral”, cuja apresentação acontecerá em ambiente virtual, por videoconferência, no dia e horário indicados no gradeamento.
Docentes, público externo e demais interessados: Podem se inscrever com a submissão dos resumos de experiências exitosas no ensino ou pesquisas independentes. Realizar a inscrição na opção que prevê a apresentação de trabalhos por “Comunicação Oral”, seguindo as mesmas instruções descritas para os estudantes.
Instruções para “Comunicação Oral” (que acontecerá online, por videoconferência), clique aqui.
Atenção: A inscrição nessa modalidade não prevê possibilidade de participação na programação completa do evento. Neste caso as inscrições deverão ser realizadas conforme interesse de cada um, seguindo a programação e orientações descritas em: “PROGRAMAÇÃO” e “INSCRIÇÃO”.
Todos os interessados da USF, de outras instituições de ensino, orientadores e convidados, poderão participar como ouvintes nas atividades previstas na programação do evento. Basta acessar a área de inscrições em “PROGRAMAÇÃO” e “INSCRIÇÃO”, escolher a atividade e seguir as telas autoexplicativas para efetivar a inscrição. Opcionalmente, escolher o título da programação que pretende assistir e clicar em “Inscreva-se aqui”. Os certificados serão emitidos a partir do preenchimento de lista de presença e formulário de pesquisa de satisfação, que serão disponibilizados durante a programação.
Atenção: Interessados em participar das sessões temáticas de apresentação de trabalhos deverão realizar a inscrição com antecedência para a liberação do acesso e certificação.
Para se inscrever com submissão de resumos e apresentação de trabalhos, basta acessar a página do evento em “INSCRIÇÃO”, escolher a opção desejada e seguir as telas autoexplicativas.
Um mesmo resumo só pode ser inscrito uma única vez. Trabalhos iguais serão desclassificados. Poderão ser submetidos resumos de trabalhos finalizados ou em andamento.
As informações do trabalho e o resumo em si serão submetidos diretamente no formulário de inscrição.
No momento da inscrição os participantes deverão colocar o nome completo de todos os autores do trabalho bem como as instituições às quais os autores estão vinculados.
Estudantes não podem submeter resumos sem a participação de um orientador vinculado ao projeto.
O resumo não deve exceder 300 palavras e deve ter no máximo 2.000 caracteres com espaço. Resumos que ultrapassarem esse limite serão rejeitados.
O resumo deve ser escrito em um único parágrafo.
Os tópicos que deverão ser apresentados no resumo são: Introdução, Objetivo(s), Material e Métodos (ou desenvolvimento), Resultados e Conclusão ou considerações finais.
Pesquisas com seres humanos ou animais devem indicar o nº do registro da aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Instituição.
Os resumos devem ser cuidadosamente revisados pelo docente orientador antes do encaminhamento.
A revisão ortográfica e o conteúdo do resumo são de responsabilidade dos autores de forma que correções não serão feitas após o envio do resumo.
Não serão aceitos gráficos, figuras, quadros, fotos, tabelas ou referências bibliográficas.
Opcionalmente o resumo poderá ser indicativo, ou seja, apresentar apenas os pontos principais do texto, neste caso, destinado para trabalhos que exigem confidencialidade dos dados.
Os autores são responsáveis pelo texto científico, pelos aspectos legais, éticos e textuais dos resumos submetidos. Todos os trabalhos devem, obrigatoriamente, estar de acordo com as instruções, disponibilizadas na página do evento.
Os autores são responsáveis pelo texto científico, pelos aspectos legais, éticos e textuais dos resumos submetidos. Todos os trabalhos devem, obrigatoriamente, estar de acordo com o modelo, disponibilizado na página do evento.
Todos os inscritos com apresentação de trabalhos deverão submeter o resumo, seguindo as instruções disponíveis no formulário de inscrição. O período de inscrições com apresentação de trabalhos e envio de resumos é de 10/03 a 13/04/2026. O gradeamento dos horários das “Comunicações Orais” será disponibilizado na página do evento a partir de 05/05/2026.
As comunicações orais acontecerão em sessões temáticas entre os dias 14/05 e 16/05, em ambiente virtual, por videoconferência, na forma de slides. O dia e horário das apresentações serão indicados no gradeamento que será disponibilizado na página do evento a partir de 05/05. O tempo previsto para as apresentações é de mínimo 5 e no máximo 7 minutos.
Clique aqui para ver as instruções para "Comunicação Oral" (que acontecerá online, por vídeo conferência), e fazer o download do template.
Atenção: Os programas de Pós-graduação Stricto Sensu da USF poderão orgarnizar as sessões orais dos estudantes de mestrado e doutorado de forma presencial nos respectivos campus. Dessa forma o estudantes deverão estar presencialmente no campus no horário e local da sessão a serem disponibilizados no gradeamento a ser publicado após o dia 05/05/2026.
DATAS IMPORTANTES
Período de inscrições com submissão de resumos: de 05/03 a 13/04/2026
Período para avaliação dos resumos: 13/04 a 30/04/2026
Período de inscrições para ouvintes: de 01/04/2026 até a data da programação.
Divulgação da programação final do evento: a partir de 05/05/2026
Gradeamento dos resumos aprovados para apresentação: a partir de 05/05/2026, no site do evento
Período do evento: de 14/05 a 16/05/2026.
Acesso ao certificado online de apresentação do trabalho: a partir de 10/08/2026
Acesso ao certificado online de participação como ouvinte: a partir de 16/06/2026 com base na inscrição para cada atividade, preenchimento de lista de presença e formulário de satisfação.
Resultados da premiação: a partir de 25/05/2026
Publicação dos Anais: a partir de 29/10/2026
Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: pesquisaacademica@usf.edu.br.