PSICOLOGIA 2023

MATERIAL 2 GRUPO 2.mp4

SETEMBRO AMARELO E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: MATERIAIS DE APOIO À CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA 

A fim de desenvolver os requisitos da matéria “Extensão e Dinâmicas de aprendizagem: saúde e comunidade” foram propostas cinco visitas a campo em um Serviço-Escola de Psicologia de uma Universidade localizada no interior do estado de São Paulo. Após a primeira visita, foi informado pela instituição que uma das demandas era referente aos casos de pessoas com comportamentos suicidas. Com o objetivo de ajudar e conter os requisitos dessa demanda, no qual em conjunto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), com enfoque no tema "Saúde e bem-estar", foi criado um projeto com o tema “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio”, com o intuito de conscientizar sobre o tema aos usuários do Serviço-Escola de Psicologia. Assim, foi realizada uma atividade em campo onde aplicou-se um diagnóstico situacional a fim de compreender as demandas do Serviço-Escola, desta maneira, foi identificado que os casos de depressão, ideação e tentativa de suicídio são os mais recorrentes, gerando uma significativa demanda dentro do serviço. Com o proposto, foi desenvolvido um vídeo informacional sobre o que é o Setembro Amarelo e sua história, um material de apoio contendo informações sobre os meios de prevenção ao suicídio e maneiras de procurar ajuda psicológica, além de um panfleto informacional de instituições que apresentam assistência psicológica de maneira gratuita em toda a região do Serviço-Escola. 

Curso: Psicologia | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

MATERIAL 3 GRUPO ÁGUIAS.mp4

7 HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA:  UMA  PROPOSTA EM PSICOLOGIA 

O presente trabalho descreve algumas das necessidades observadas durante o Diagnóstico num Serviço Escola de Psicologia no interior de São Paulo, com base na ODS 3 sobre Saúde e Bem Estar e dentro da linha de extensão em Humanização da Saúde. Tem como objetivo informar e conscientizar crianças e seus responsáveis inscritos na fila de espera de um desses serviços a respeito das 7 habilidades sociais na infância, que são divididas em autocontrole e expressividades emocionais, civilidade, empatia, assertividade, resolução de problemas pessoais, fazer amizades e habilidades sociais acadêmicas. No que se refere à metodologia, foi realizada uma visita ao serviço escola, seguida de um questionamento acerca das  principais problemáticas identificadas pela instituição. Então, o tema “habilidades sociais” foi escolhido para ser estudado, sendo que a forma eleita para colaborar na transformação de comportamentos foi a produção de vídeos em animação que reportassem aos temas de maneira acolhedora, instrutiva e de fácil compreensão ao público-alvo. Já o compartilhamento do conteúdo ocorreu através da rede social Whatsapp. Por fim, o processo de avaliação foi constituído por um questionário em Google Forms para o público-alvo e uma ficha avaliativa a ser preenchida pelo psicólogo do atendimento às crianças abordadas pelo Trabalho. No que tange os resultados, espera-se: gerar vínculos de acolhimento dos responsáveis por crianças inscritos no SEP desde o momento da inscrição; ampliar o período de acolhimento do SEP incluindo informações e conscientização das Habilidades Sociais Básicas; promover um primeiro contato midiático domiciliar e familiar, colaborando para um ambiente mais funcional; fornecer material de apoio que possa ser inserido na rotina doméstica e educação das crianças; antever e ajudar a corrigir comportamentos disfuncionais comuns no ambiente familiar. Conclui-se, então, que mesmo que haja questões na distribuição e retorno do conteúdo, como por exemplo a disponibilidade de internet e a inabilidade de feedback simultâneo, o Projeto de Extensão é importantíssimo para um auxílio no trabalho preventivo da saúde mental, visto que ele permite que o público-alvo seja mais consciente sobre como lidar consigo e com as outras pessoas. 

Curso: Psicologia | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

MATERIAL INTEGRAÇÃO SAÚDE E COMUNIDADE.pdf

BULLYING: PERSPECTIVAS DE ABORDAGEM NA CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA  

Este projeto de extensão foi desenvolvido com base na ODS 03 - Saúde e Bem-Estar e na linha de atuação da Universidade São Francisco (USF) - Humanização da Saúde. O tema abordado foi bullying, com foco nos adolescentes, pais e responsáveis, que são atendidos ou que aguardam atendimento numa Clínica Escola de Psicologia no interior de São Paulo. O bullying, é uma forma de violência psicológica que causa danos mentais e físicos, e precisa ser abordado de forma a conscientizar e orientar a sociedade. Para isso, foram levantadas questões e informações sobre o tema, e o projeto teve como objetivo esclarecer sobre o que é o bullying, informar sobre quais formas é praticado, quem são os agressores e as vítimas, as formas como acontece a sua prática, quais são os sintomas e as consequências para a saúde mental e fornecer informações sobre os serviços de ajuda oferecidos às vítimas na região abrangida pela instituição. Acredita-se que através de ações integradas é possível provocar mudanças progressivas, sólidas e permanentes no padrão de assistência e atendimento à saúde, o que certamente trará benefícios tanto aos usuários-clientes quanto aos profissionais. Foi realizada a intervenção na instituição onde foram levantadas várias demandas e uma das principais foi a prática crescente de bullying entre os adolescentes e a ocorrência da banalização sobre o tema, o que tem gerado uma escalada crescente de casos, tornando-se cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. A equipe se reuniu com a responsável técnica pela Clínica Escola de Psicologia e após o diagnóstico da demanda, em novo encontro foi apresentado o projeto de uma cartilha informativa digital abordando o tema bullying, para distribuição através do aplicativo whatsapp aos adolescentes e/ou pais/responsáveis que recebem ou aguardam atendimento psicoterápico na clínica. Com a aprovação da cartilha digital, foi realizada a entrega do material finalizado. Posteriormente a cartilha será divulgada através do site da universidade com o intuito de atingir mais pessoas interessadas no tema. Como resultado do trabalho identificou-se através do relato da responsável técnica a importância do aprofundamento e da problematização da temática junto às vítimas e familiares, assim como a possibilidade de desenvolvimento de outros materiais de apoio ao serviço. Espera-se, assim, conscientizar os adolescentes e pais ou responsáveis atendidos e que aguardam atendimento pelo Serviço Escola de Psicologia sobre o que é o bullying, provocar a reflexão e mudança de comportamento dos adolescentes no sentido de evitar a sua prática, informar as vítimas sobre a importância da notificação do problema e as formas de atendimentos que lhes são oferecidos e também promover estímulos para a discussão sobre o tema. 

Curso: Psicologia | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1