SEJAM BEM-VINDOS
SEJAM BEM-VINDOS
A formação universitária deve conduzir o estudante a diferentes processos pedagógicos de aprendizagem: ensino, pesquisa e extensão, devendo atender ao princípio da indissociabilidade como expresso na Constituição Federal (1988). Neste contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem prever, em seus currículos dos cursos de graduação, a extensão universitária.
O que é extensão universitária?
A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que contribui para um espaço de diálogo entre conhecimentos acadêmicos e saberes populares que enriquece a formação profissional, humana e cidadã dos estudantes a partir das experiências vivenciadas em diferentes territórios para além dos muros universitários.
Portanto, a Extensão Universitária é o espaço de interação da Universidade com a sociedade que amplia a formação do estudante e a transformação social a partir da produção de conhecimento resultante desta relação de troca.
Veja o que diz a resolução sobre a extensão universitária:
Na USF a extensão está presente em todos os cursos de graduação em unidades curriculares com carga horária estabelecida para que o estudante realize essa experiência e tenha a oportunidade de vivenciar essa nova proposta de aprendizado em sua formação profissional, atendendo à Res. CNE/CES nº 7 de 2018.
As unidades curriculares estão organizadas de modo a permitir que o estudante siga uma trilha de aprendizagem que se inicia na concepção de um Projeto de Extensão em que se realizam visitas precursoras em territórios de relevância social, seguido pelo desenvolvimento das ações de intervenção, e culmina no exercício de proposição de um plano de negócio social junto aos territórios.
As unidades curriculares extensionistas na USF desenvolvem nos estudantes a capacidade de analisar criticamente as tendências sociais, identificando desigualdades, injustiças e problemas estruturais, tornando-o capaz de agir reflexivamente de acordo com a profissão escolhida, numa atitude de vanguarda em sua futura profissão propondo novas alternativas e soluções aos problemas encontrados.
Tais unidades curriculares desenvolvem as competências para a elaboração de argumentos científicos na busca de soluções aos desafios apresentados nas diferentes situações da sua área de atuação. O desenvolvimento de seu senso crítico e do seu compromisso com as questões sociais o impulsiona a assumir uma postura profissional ética e solidária, que colaboram para a sua formação cidadã.
A extensão universitária, antes de ser transformadora, é um ato educativo do estudante, do professor e da comunidade. O conhecimento gerado nesta relação dialógica deve ser apropriado por todos os participantes que são sujeitos ativos e passivos da mesma ação. Apenas saberá o que é extensão quem se desafiar a passar por ela.
Então se prepare, porque hoje é esse o seu desafio!
Siga essa jornada!!!
Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: next.curricularizacao@usf.edu.br.