ENFERMAGEM 2023

CONFIRA ABAIXO AS AÇÕES REALIZADAS PELOS ALUNOS

POR UM OLHAR MAIS AMPLO

O referido projeto, visa ampliar e promover o conhecimento dos professores em sala de aulas aos sinais que a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode demonstrar, garantindo a equidade e a integralidade no sistema.

A interseção entre a humanização da saúde, os princípios do SUS, a extensão universitária e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi efetivamente explorada, contribuindo para uma abordagem abrangente e integrada no âmbito da inclusão de crianças autistas na educação infantil. 

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde e Educação e Tecnologia | 2023.2

COMECE UMA NOVA VIDA HOJE

COMECE UMA NOVA VIDA HOJE 

Tabagismo é uma doença crônica, causa pela dependência a nicotina presentes nos produtos à base de tabaco, como cigarro eletrônicos, cigarros, charutos, cigarros de palha e narguilé, atualmente considerado uma das maiores causas de adoecimento e mortes em todo o mundo, relacionado à incidência de diversos tipos de câncer. Até mesmo quem não fuma pode ser prejudicado pela fumaça do cigarro, o “fumante passivo”, podendo causar doenças como enfisema pulmonar e bronquite, diminuindo a capacidade de funcional do pulmão. Concomitantemente o uso do tabaco afeta a estética, causando envelhecimento precoce, amarelamento dos dentes e dedos, diminuindo o brilho e a força dos cabelos.

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde e Educação e Tecnologia | 2023.1

Saúde na comunidade: Como parar de fumar

COMO PARAR DE FUMAR?  

O tabagismo é uma condição de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É um hábito difícil de interromper, e pode ter consequências graves para a saúde a longo prazo. No entanto, as mídias sociais podem ser uma ferramenta poderosa e aliada para ajudar as pessoas a superar o vício. Existem diversas comunidades online onde as pessoas podem se conectar com outras que estão na mesma situação e compartilhar suas experiências. Além disso, existem vários aplicativos que oferecem planos personalizados, acompanhamento do progresso, estatísticas e desafios para manter as pessoas motivadas. Eles são uma maneira conveniente e acessível de ajudar as pessoas a monitorar seu progresso e permanecer no caminho certo para parar de fumar. 

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

Doenças provenientes do uso do tabaco.mov

DOENÇAS PROVENIENTES DO USO DO TABACO

O projeto de extensão surgiu da colaboração entre a Universidade São Francisco (USF) , alunos e a comunidade, promovendo saúde e qualidade de vida, através do combate ao uso do tabaco. Após realizar um diagnóstico situacional em um bairro da região de Bragança Paulista, em resposta à necessidade identificada pela coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Planejada II, constatou-se uma alta incidência de casos de tabagismo. O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública global, causador de diversas doenças.

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

O TABACO E SEUS MALEFÍCIOS

O TABACO E SEUS MALEFÍCIOS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte que pode ser evitada no mundo. Estima-se que cerca de um terço da população mundial adulta (por volta de um bilhão e duzentos milhões de pessoas) sejam fumantes. O Projeto de Extensão tem como finalidade fazer com que os tabagistas percebam o quão prejudicial à saúde o tabaco é, por meio de divulgação de informação através das redes sociais.

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

PREJUÍZOS DO TABAGISMO

PREJUÍZOS DO TABAGISMO 

O controle do tabagismo é uma prioridade na saúde pública devido ao seu vínculo com a principal causa de mortes evitáveis. No Brasil, enfrentamos desafios significativos decorrentes da influência da indústria do tabaco e do mercado ilícito. Embora tenhamos feito progressos nas políticas e recursos terapêuticos, ainda há um longo caminho a percorrer para considerar o tabagismo uma doença controlada. No entanto, observamos uma mudança gradual no comportamento da sociedade em relação ao tabagismo, oferecendo aos pneumologistas um campo promissor para atuação junto aos pacientes e à população em geral. 

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

TABGISMO

TABAGISMO

O tabagismo é uma doença crônica, de caráter epidêmico, consequente à dependência à nicotina, a principal, mas não única substância causadora da adicção. O cigarro convencional contém milhares de substâncias químicas, sendo fator de risco para múltiplas doenças graves, como doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas e diversas neoplasias, dentre outras. Os dispositivos eletrônicos como o cigarro eletrônico, têm a nicotina, sendo que seu uso foi associado aos riscos das mesmas doenças crônicas que o cigarro comum. A epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, sendo responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão de mortes são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. 

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

TABAGISMO: VÍCIO E CONSEQUÊNCIAS

TABAGISMO: VÍCIOS E CONSEQUÊNCIAS

O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido. 

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

Invisibilidade.mp4

INVISIBILIDADE: A DESPREOCUPAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE OS DIREITOS BÁSICOS DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA OS TORNA INVISÍVEIS.

Segundo o dicionário Aurélio, a desigualdade social é um fenômeno social que diferencia os indivíduos, colocando alguns em condições mais vantajosas que outros. Tendo em vista esse fato, a desigualdade social tem como reflexo a exclusão de parte das pessoas que são entregues a vulnerabilidade e a situação de rua. Cabe adicionar também que essas pessoas acabam se tornando invisíveis aos olhos dos outros cidadãos, parte porque alguns não se importam com a situação deles e parte porque alguns não sabem como ajudar. Diante desses fatos, ao explorar a forma como a população em situação de rua se encontra vulnerável e exposta, notou-se a viabilidade de elaborar um projeto de pesquisa com ênfase na disseminação da consciência, e o incentivo a debates que tragam visibilidade a pessoas que se sentem invisíveis quando o assunto é saúde e bem estar.

Curso: Enfermagem | ODS: 10 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

Viva sem vícios.mp4

VIVA SEM VÍCIOS 

A população em situação de rua é um grupo vulnerável e que enfrenta muitos desafios e o vício em drogas e álcool são um dos motivos que levam a situação atual, os levando a ter doenças e problemas mentais irrecuperáveis. E em torno desse problema nosso grupo viu a maior necessidade de executarmos um plano de ação para ajudar aqueles que se encontram em situação de rua e sofrem com essa dificuldade.

Curso: Enfermagem | ODS: 10 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde e Justiça Social e Direitos Humanos | 2023.1

Vulnerabilidade.mp4

VULNERABILIDADE 

A desigualdade e vulnerabilidade social são questões intrinsecamente ligadas que têm um impacto significativo na dinâmica e nas estruturas socias. A vulnerabilidade social diz respeito à exposição de certos grupos a riscos e privações devido a fatores socioeconômicos, políticos e culturais. Um exemplo de vulnerabilidade seria relacionado às pessoas em situação de rua, que enfrentam desafios relacionados à exclusão social e ao estigma, enfrentando o preconceito, o que dificulta a sua reintegração social. Diante da dificuldade de não saber como ajudar essas pessoas, muitas vezes oferecendo “dinheiro” como forma de ajuda, foi elaborado um projeto de pesquisa, buscando as dificuldades dessa população em situação de rua e realizado uma ação com o intuito de levar informação a sociedade em como realmente ajuda-los.

Curso: Enfermagem | ODS: 10 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde e Justiça Social e Direitos Humanos | 2023.1

VID-20230531-WA0010.mp4

DDSS E COMUNICAÇÃO EFETIVA 

A promoção da saúde do trabalhador é um tema relevante para a manutenção da qualidade de vida e produtividade do profissional. O presente projeto extensionista trás o tema relevante, para um melhor desempenho de profissionais de uma instituição de longa permanência. Além de ser um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 3.4 que visa reduzir a mortalidade por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

export_1686538316667.MOV

A IMPORTÂNCIA DO BEM-ESTAR FÍSICO DOS FUNCIONÁRIOS PARA MELHOR DESEMPENHO PROFISSIONAL

Pensando na saúde do trabalhador desenvolvemos um projeto de acordo com a ODS-3 destinado aos colaboradores de uma Instituição de Longa Permanência para idosos, em Bragança Paulista.  Tivemos como objetivo desenvolver um projeto para melhorar a saúde física e o sedentarismo dos funcionários disseminando informações de forma motivacional a fim de promover bem-estar, assim como evitar desgastes e doenças ocupacionais. E pensando num contexto geral “instituição e funcionário” evitar a faltas decorrentes desses episódios, pois essas prejudicam o ambiente de trabalho causando desfalque no quadro de funcionários gerando a necessidade e remanejamento de mão de obra e/ou ocasionando possível sobrecarga aos colegas de trabalho. 

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

video-output-9124881F-A804-45A0-A9AD-32E6D02BB9B2 (1).mov

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

O referido projeto de extensão multidisciplinar envolve as áreas de educação e saúde. Caracteriza-se por uma prática de gestão entre teoria e prática. Esta proposta de trabalho visa desenvolver o tema "ODS" com ênfase na linha de atuação específica “ODS 8”. As pesquisas para elaboração do projeto foram direcionadas para uma instituição de longa permanência situada na cidade de Bragança Paulista. As visitas por sua vez foram realizadas para identificar possíveis problemas institucionais com uma visão externa para assim, desenvolver o projeto. 

Curso: Enfermagem | ODS: 8 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

c25788ac-e73c-4755-aadd-69bbf7501ddc.mp4

OS 13 CERTOS DE MEDICAÇÃO

O erro na administração de medicação é definido como qualquer evento evitável que pode causar ou induzir ao uso inapropriado de medicamento ou prejudicar o paciente, podendo ser considerado um Evento Adverso aos Medicamentos (EAM), quando o evento gera danos ao paciente. Com o objetivo de prevenir e reduzir a incidência de tais eventos adversos nos serviços de saúde, o Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicaram, no ano de 2013, o Protocolo da Segurança na Prescrição, uso e Administração de Medicamentos, a ser aplicado em todos os estabelecimentos que prestam cuidados à saúde, em todos os níveis de complexidade, em que medicamentos sejam utilizados para profilaxia, exames diagnósticos, tratamento e medidas paliativas. Reconhece-se então o papel do enfermeiro como o profissional responsável pelo processo de administração de medicamentos, constituindo-se no líder da equipe de enfermagem e como última barreira no sistema de medicação para identificar e interceptar os erros. Com isso, o grupo desenvolveu um projeto de extensão da Universidade São Francisco, intitulado “Os 13 certos de medicação”, associando com a ODS 3 - saúde e bem-estar. 

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1

6a948d08-ab24-4486-b985-526c8fba8c0e.mp4

SAÚDE E BEM-ESTAR DO TRABALHADOR 

O artigo refere a resultados de uma pesquisa onde foi coletado dados sobre a qualidade da comunicação entre equipes de enfermagem de uma instituição de longa permanência, que tinha como público alvo técnicos/auxiliares de enfermagem, cuidadores e os enfermeiros. Como linha de atuação foi orientado o serviço de saúde de forma a centrar o cuidado no paciente e em suas necessidades, utilizando como base a ODS 3 que diz “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”. Como objetivo o trabalho demonstrava como a equipe de enfermagem poderia melhorar a comunicação e como poderia ser estabelecido um plano que melhorasse a qualidade de comunicação entre eles. 

Curso: Enfermagem | ODS: 3 | Linha de Atuação: Humanização da Saúde | 2023.1