Confira a nossa programação aqui!
“ Nunca tive dúvidas que o meu caminho é na doutrina espírita, ela me traz a certeza de que o mundo será um lugar melhor e de que todos os dias temos uma nova chance de tentar ser melhor. Com ela aprendi que o amor pode mudar tudo, que a caridade é uma forma linda de amar o nosso próximo, que o perdão é indispensável, mas que acima de tudo Deus nunca nos desampara. Quero deixar registrado a minha eterna gratidão a todos deste Centro Espírita”
"Durante longo tempo buscamos uma atividade espírita que tocasse em nosso coração, o que ocorreu após o nosso primeiro contato com essa casa espírita. Nos encantou muito a forma calorosa de recepção dos participantes, o atendimento fraterno, os estudos, as atividades assistenciais, a organização, e o empenho, mesmo no período da pandemia, em manter as atividades vivas através dos meios eletrônicos evitando o distanciamento e o desânimo dos participantes. Fomos maravilhosamente acolhidos e abraçamos a causa com muito amor”.
"Há 20 anos conheci essa Casa Espírita em um momento de intranquilidade pois me encontrava com alguns conflitos e medos e necessitava apaziguar esses sentimentos. Lembro como se fosse hoje o primeiro dia que entrei nesse Centro, entrei receosa e fui direcionada para ouvir a palestra do dia, me senti muito acolhida e tudo que ouvi naquele momento veio ao encontro das minhas buscas (...) a partir daí toda a rotina da Casa Espírita começou a fazer parte da minha vida. Não tenho dúvida de que foi a coisa mais importante que fiz, pois muito mais do que o conhecimento esclarecedor da doutrina espírita que deu sentido para minha vida, foi nesta casa maravilhosa de bênçãos que conheci a minha verdadeira família espiritual (...)”
“Fui convidada por um amigo da escola a ir nesse Centro e me apaixonei, estou lá até hoje. Frequentei com a minha mãe, depois me casei com o Natan e agora vamos juntos, e só tenho a agradecer por tudo que o Centro me proporcionou por todos esses anos, todo aprendizado e as pessoas que conheci. Gostaria de dizer que guardo todos vocês dentro do meu coração”.
Curiosidades
Você sabia que ainda existem as primeiras anotações da fundação do CELFC?
Em 1930 aconteceu uma reunião com o objetivo de fundar um Centro Espírita na cidade de Marília, ideia que surgiu em 30 de novembro de 1928. Além disso, foi eleita a diretoria provisória em que o Sr. Paulino Lavandeira era o presidente, permanecendo nesse cargo por muitos anos. Ah! Inclusive tem uma rua na cidade de Marília/SP com o nome dele, legal né!?
Quando este Centro foi fundado, ele não tinha uma sede, as reuniões eram realizadas na casa do Sr. Paulino Lavandeira e Sr. Antônio Manfredini. Depois, o Sr. Bento de Abreu Sampaio Vidal realizou a doação de um terreno na Rua Maranhão onde foi construído um prédio muito simples para a primeira sede do Centro na cidade de Marília/SP. Em seguida, o Sr. Manoel P. Ribeiro planejou e executou a construção de um prédio apropriado para esta Casa Espírita que foi inaugurada em 1967 e desde então o Centro Espírita Luz, Fé e Caridade permanece no mesmo local, possuindo elementos preservados até os dias atuais como o salão, a fachada, esculturas na entrada, decorações. Também tivemos pequenas reformas, pinturas, trocamos umas janelas, colocamos umas grades, reformamos o piso, mas cada cantinho desse Centro é cheio de história.
Correntes do Destino - Célia Xavier de Camargo
Mais ou menos na década de 60 e 70 existia uma casa bem simples nas dependências do Centro e da Assistência. Ao longo dos anos, algumas famílias moraram nessa casa com o objetivo de ajudar nos cuidados do albergue e da distribuição de refeições, sendo que Dona Maria foi uma dessas pessoas que morou no Centro com o marido e os filhos biológicos e adotivos. Uma das filhas, Maria Cecília Alves, após a morte, contou sobre sua vida e sobre sua estadia no Centro no Livro Correntes do Destino pela médium Célia Xavier de Camargo.