Conceitos
ECTOPARASITOS: vivem na superfície ou em cavidades do hospedeiro. São aqueles que têm contato com a pele dos hospedeiros. Ex.: pulgas e carrapatos.
ENDOPARASITOS: vivem dentro do hospedeiro. São aqueles que têm contato profundo com tecidos e órgãos dos hospedeiros. Ex.: vermes e protozoários.
ENZOOSE: doença exclusiva de animais.
HOSPEDEIRO DEFINITIVO: é aquele em que o parasito é encontrado na sua forma adulta, quando alcança sua maturidade sexual.
HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO: é aquele no qual se encontra a forma imatura do parasito. O parasito não consegue alcançar sua maturidade sexual nesse hospedeiro.
HOSPEDEIRO PARATÊNICO OU DE TRANSPORTE: é o ser vivo que serve de refúgio temporário para o parasito e atua como hospedeiro de transporte. Não são essenciais para a continuação do ciclo, mas facilitam a transmissão do parasito para seus hospedeiros.
INFECÇÃO: é a invasão de um hospedeiro por organismos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos).Termo utilizado para endoparasitos (pode ocorrer infecção sem haver manifestação de doença).
INFESTAÇÃO: é o estado ou a condição de ser infestado, restrito à presença de parasitos externos. Termo utilizado para ectoparasitos.
PARASITO: indivíduo que necessita de outro ser para ter abrigo e alimento, para reproduzir e perpetuar a espécie.
RESERVATÓRIO: é o ser vivo responsável pela sobrevivência do parasito. O parasito dificilmente causa doença nesse hospedeiro.
VETOR: todo organismo que transmite um patógeno. A maioria dos vetores são artrópodes.
ZOONOSE: doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. Pode dividir-se em:
• Anfixenose: doença que circula indiferentemente entre humanos e animais, isto é, tanto os animais como os humanos funcionam como hospedeiros do agente.
• Antropozoonose: doença primária de animais e que pode ser transmitida aos humanos.
• Zooantroponose: doença primária de humanos e que pode ser transmitida aos animais.
REFERÊNCIAS
MONTEIRO, Silvia Gonzalez. Parasitologia na medicina veterinária. São Paulo: Roca, 2017. 2 ed. 343 p.