Concurso acadêmico "Olhar para a cidade" é promovido pela Univates, por meio do Semeia EMAU: Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com entidades da região. Está em sua 3ª edição, com proposições para a Sede da Saidan,  na cidade de Lajeado/RS.

OLHAR PARA A CIDADE

A concepção intitulada “Olhar para a Cidade” busca, de maneira geral, difundir e potencializar estudos e pensamentos ligados ao planejamento e à requalificação, nos âmbitos urbanos e paisagísticos, e em equipamentos importantes para o contexto das cidades, através de concursos acadêmicos nas áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, requalificação urbana e planejamento regional. Frente às necessidades de melhorias para a população, a cidade torna-se um espaço de experimentações.

O Olhar para a Cidade surge com o intuito de manifestar, através de concursos acadêmicos, o ato democrático de questionar e problematizar as cidades, gerando soluções individuais para cada demanda analisada. 

1ª EDIÇÃO (2022-2023): parceria com a Prefeitura Municipal de Westfália/RS, com enfoque na requalificação urbana e paisagística de três trechos situados na nova centralidade do município.

2ª EDIÇÃO (2023): com a Prefeitura Municipal de Taquari/RS, com enfoque na requalificação urbana, paisagística e arquitetônica do Parque Nardy de Farias Alvim, um dos principais espaços verdes do município.

3ª EDIÇÃO (2023-2024): com a Saidan Lajeado, com enfoque na requalificação arquitetônica e paisagística da Sede da Saidan, associação localizada no bairro Morro Vinte e Cinco, em Lajeado/RS.

"As cidades são um imenso laboratório de tentativa e erro, fracasso e sucesso, em termos de construção e desenho urbano."

Jane Jacobs, Morte e vida de grandes cidades, 2011 [1961]

CONFIRA AS EDIÇÕES DO OLHAR PARA A CIDADE

O QUE ESTÁ ACONTECENDO  NO CONCURSO? 

OLHAR PARA A CIDADE NA MÍDIA