A Saidan, Associação de Assistência à Infância e à Adolescência, é uma organização social. Localiza-se na rua Bernardino Pinto, n. 300, Morro 25, bairro com cerca de 1.316 habitantes (CENSO, 2010), no município de Lajeado/RS.
A entidade foi construída em 1952, com o objetivo de dar apoio a quem não tinha condições de enfrentar o tratamento de tuberculose, epidemia existente na época, e no dia 30 de outubro do ano seguinte foi oficialmente inaugurada. O centro foi fundado por diversos voluntários, entre eles a família Arruda e o então prefeito Bruno Born. Por cerca de 10 anos ficou sem sede, contando apenas com um centro administrativo no antigo fórum de Lajeado. No ano de 1964, com a cedência da chácara da prefeitura, foi planejado um espaço para o patrono da Escola Agrícola e Industrial de Lajeado, a qual recebia meninos de 5 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. Posteriormente a escola fechou. Os acolhidos, que não tinham para onde ir, permaneceram na instituição, atuando em atividades agrícolas e de marcenaria. O local transformou-se em um serviço de atendimento a qualquer tipo de vulnerabilidade. No ano de 2019, o nome foi alterado de Sociedade à Infância Desamparada e de Auxílio aos Necessitados para Saidan Associação Assistencial.
Atualmente a Saidan possui três casas-lares mistas que atendem crianças e adolescentes. Cada uma dessas casas conta com o trabalho de duas mães sociais, as quais são responsáveis por educar e acolher os abrigados. As construções dessas habitações foram realizadas a partir de doações e recursos da entidade. Com o intuito de ampliar o apoio às crianças e adolescentes do bairro, com foco no contraturno escolar, pretende-se desenvolver uma escola e, ainda, requalificar o espaço e equipamentos existentes.