TEATRO UNIVERSITÁRIO -  2017

Seja bem-vindo (a) ao portfólio do  Teatro Universitário! Aqui constam as atividades realizadas durantes os meses e anos desse rico projeto cultural pertecente à Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Para conhecer todas nossas ações clique na aba à esquerda e selecione o ano que desejar. Bom passeio!


OS ESPETÁCULOS


O teatro de espaço alternativo é uma atividade marcante em toda caminhada do grupo, na qual busca-se sempre uma interpretação de nossas nacionalidades, a partir de ideias simples, corriqueiras e cotidianas, voltadas para investigações junto às raízes das comédias, dramas e costumes, formando uma ponte de contato direto entre público-ator-cultura.

Desde sua fundação, o grupo, tem tido o fiel compromisso de manter viva e presente às manifestações da cultura popular e as inquietações de seus atores/atrizes colaboradores(as).

O único teatro da cidade de Governador Valadares, Teatro Atiaia, encontra-se fechado desde de 2015, dessa forma todas as apresentações do grupo aconteceram em espaços alternativos. Este tipo de apresentação requer mais preparo corporal, contudo é uma das principais formas de aprendizado e evolução do trabalho do(a) artista.

O grupo tem por objetivo valorizar e difundir o teatro, trazendo consigo espetáculos de pesquisa cênica influenciados pelas tradições e costumes dos povos, de forma que o público terá um contato direto com a arte, tendo um novo olhar sobre sua cultura, valorizado e aguçado pelo teatro de rua, alternativo ou de palco, tomando para si o papel e a missão de repensar valores dos modelos de atuação artística.

Dessa maneira, o primeiro espetáculo do T.U, intitulado como “Dispa-se” foi apresentado em diversos locais alternativos da cidade: Colégio Imaculada Conceição, Galeria Monhagara, Salas da Universidade Vale do Rio Doce e Ceu das Artes.

Além desse espetáculo o grupo participou de apresentações como “Assalto Poético”, um recital de poesia apresentado semestralmente no campus da UNIVALE e Feira Literária com oficinas para crianças e jovens vulneráveis.