ASSESSORIA DE EXTENSÃO - UNIVALE
SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDOURAS DO ENSINO SUPERIOR - ABMES
Por meio de Portaria nº 1, de 29 de março de 2005, publicada pela ABMES, foi instituído o “Dia Nacional da Livre Iniciativa: Compromisso Social do Ensino Superior Particular” com o objetivo geral de “organizar, anualmente, num só dia, nas instituições e/ou em espaços definidos por elas, uma mostra de seus projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros”.
A ação teve como objetivo conferir maior visibilidade ao ensino superior privado; sensibilizar as IES e os seus parceiros externos para participarem do “Dia” e tornar disponíveis a toda a sociedade informações sobre as ações sociais das IES.
Realizado pela primeira vez no dia 29 de outubro de 2005, o evento foi (re) batizado pela maioria das IES como o “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, fato que levou a ABMES a oficializá-lo a partir de 2006.
Em 2014, o "Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular", expandiu suas ações e tornou-se a "Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular".
As ações da Semana fazem parte de uma estratégica mais ampla, a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que contempla as ações de responsabilidade social realizadas pelas IES ao longo de todo o ano. A campanha vem quebrando recordes ano após ano. Ao todo, aproximadamente 2 mil instituições aderiram à iniciativa, entre 2005 e 2018, mostrando que exercem seu papel social.
CERTIFICAÇÃO
As instituições participantes, que comprovam a realização das ações, são certificadas pela ABMES com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.
IMPORTÂNCIA DO SELO PARA A UNIVALE
O selo reconhece os trabalhos realizados pela Universidade Vale do Rio Doce por meio de projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, que são desenvolvidos ao longo de todo o ano. A Univale participa da campanha desde 2007, e já recebeu treze vezes o selo.
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
REDE SOLIDÁRIA NATUREZA VIVA
O Rede Solidária Natureza Viva é um programa de extensão em Educação Ambiental desenvolvido pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale) em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi) e a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (Ascarf) na cidade de Governador Valadares. O programa tem como objetivos o fortalecimento da coleta seletiva em escolas ribeirinhas da cidade e nos campi da Univale, além da formação e promoção da saúde e qualidade de vida dos catadores dessas Associações.
Em andamento desde 2017, dentro do programa são desenvolvidas atividades multi e interdisciplinares, tais como: formação de estudantes e de catadores em Educação Ambiental, assessorias às Associações nas áreas contábil e de comunicação social, Educação em Saúde e atendimentos médicos, odontológicos, fisioterapêuticos e de enfermagem aos catadores. Essas ações têm promovido a educação para a construção da nossa rede solidária e dialógica entre a comunidade acadêmica, catadores associados, valadarenses e natureza.
Na foto de capa deste portifólio, registramos uma atividade do curso de formação em Educação Ambiental realizado com as escolas ribeirinhas da cidade, em setembro de 2017.
Desde sua criação, em 2017, o programa Rede Solidária Natureza Viva tem gerado significativos impactos na comunidade, sendo os principais:
Fortalecimento da imagem da Ascanavi, da Ascarf, das escolas básicas e da Univale por meio das produções geradas pelo programa (lives, reportagens, trabalhos acadêmicos).
Empoderamento dos catadores e fortalecimento do associativismo/cooperativismo, através da formação dos associados.
Ação concreta da Universidade e das Associações para a questão ambiental - redução de consumo/ coleta seletiva e proteção do rio Doce.
Melhoria da educação e saúde dos catadores atendidos nas clínicas de extensão da Univale e nas atividades realizadas no galpão da Ascanavi.
Promoção da educação ambiental de estudantes, professores e funcionários das escolas básicas e da Univale.
AÇÕES IMPLEMENTADAS
Selo Instituição Socialmente responsável 2018/2019
A Conexão Ambiental é uma atividade que tem como objetivo discutir a redução do consumo e o descarte correto dos resíduos sólidos em Governador Valadares, por meio de visitas de integração a espaços e atores ambientais da cidade.
O roteiro inclui visita à sede da Ascanavi, para conhecer a rotina de trabalho dos catadores no processo de coleta seletiva e separação dos resíduos sólidos, além de rodas de conversa e sensibilização no Farol da Ilha e/ou na Lagoa do Pérola.
Nosso programa já realizou quatro Conexões, das quais participaram estudantes, professores e funcionários de escolas públicas da educação básica e da Univale.
A Conexão Ambiental é de responsabilidade dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Pedagogia e Mestrado em Gestão Integrada do Território.
GINÁSTICA LABORAL
Desde 2021, os catadores da Ascanavi fazem ginástica laboral todas as quintas-feiras. A ginástica é uma reinvidicação antiga dos catadores. As atividades são orientadas por estudantes de Fisioterapia, supervisionados pelo professor Matheus Almeida.
Na reportagem a seguir, registramos também a participação do curso de Enfermagem, com orientações sobre o câncer de mama e a importância do autoexame, organizadas por estudantes e pela professora Mônica Valadares.
A catadora Valéria Pereira contou o que acha de tudo isso.
Veja a reportagem completa em:
https://youtu.be/PGFng9zOrxY
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
Os catadores da Ascanavi e da Ascarf retornaram à Univale no segundo semestre de 2021 para dar continuidade aos atendimentos feitos nas Clínicas de Extensão do curso de Odontologia do Campus II.
As ações desenvolvidas pelo curso de Odontologia visam atender as demandas de promoção, prevenção e reabilitação oral dos catadores associados e seus familiares. Permite também capacitar o estudante extensionista para atuar de forma multi e interprofissional.
Os tratamentos odontológicos executados nas clínicas da universidade envolvem restauração, dentística, periodontia, prótese fixa e removível, cirurgias, endodontia e orientação de higiene bucal.
O professor responsável é o docente Cláudio Machado, coordenador do curso de Odontologia. Completam a equipe fixa os professores extensionistas Suely Rodrigues, João Pedro Muniz e Xislana Cheroto, além de estudantes do 7º e 8º periodos do curso que são selecionados por edital. Em casos onde há necessidade são convidados professores de cirurgia, periodontia e endodontia.
Contato: rede.solidaria@univale.br