PIBIC FAPEMIG

"A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela

não nos pode dar."

Sigmund Freud

A relação entre a UNIVALE e a FAPEMIG, no que diz respeito ao Programa de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PIBIC FAPEMIG), tem início em 2003, quando recebemos a primeira quota institucional de 10 bolsas.

Em 2004, recebemos 12 bolsas, em 2005, foram 15, em 2006 subiu para 20 bolsas,

e em 2007 alcançamos o número de 25 bolsas, permanecendo até 2019, quando o Programa foi suspenso em todo o Estado,

em virtude de uma severa crise fiscal, com decretação de calamidade financeira.


Fato é que a concessão de bolsas propicia melhores resultados para a Univale,

uma vez que a produção do conhecimento ganha forças e se consolida, possibilitando

o cumprimento da missão da instituição comunitária em contribuir com o desenvolvimento

da região por meio da pesquisa, bem como amplia a possibilidade de inserção dos bolsistas na carreira acadêmico-científica, principalmente em cursos de pós-graduação.

A Iniciação Científica é importante porque prepara o estudante para a vida profissional, por meio do conhecimento científico e da pesquisa. O gráfico ao lado demonstra a produção científica gerada pelos bolsistas vinculados ao PIBIC FAPEMIG referente ao período de 2015 a 2019, a partir de seu envolvimento com a pesquisa na instituição.

A UNIVALE, ao desenvolver pesquisas de alto nível consolida a afirmativa de que, enquanto instituição educadora, oportuniza reflexões de como utilizar o conhecimento para a elaboração de estratégias na promoção da saúde, da paz e do bem-estar de toda a comunidade regional, o que indubitavelmente faz diferença na qualidade de vida da população local. Esse é o caso da pesquisa sobre hipertensão arterial, que contou com a participação de bolsistas vinculados ao PIBIC FAPEMIG. Veja no vídeo ao lado.